História do Curso de Medicina Veterinária na UEL
O Curso de Graduação em Medicina Veterinária da Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi criado pelo Reitor Dr. Ascêncio Garcia Lopes com a Resolução 100/72 de 25.05.72. O ingresso da primeira turma ocorreu em fevereiro de 1973. No início o curso funcionou provisoriamente no Departamento de Patologia Geral do Centro de Ciências Biológicas. Em 1974 foi criado o Centro de Ciências Rurais, tendo como único curso de graduação o de Medicina Veterinária e como diretor o Prof. Dr. Ernst Eckehardt Müller. Em 1976, com a conclusão do primeiro bloco do Hospital Veterinário as atividades do curso foram gradativamente transferidas para o novo espaço físico. Em dezembro do mesmo ano ocorreu a colação de grau de sua primeira turma constituída por seis formandos.
Estes primeiros anos foram marcados por inúmeras dificuldades como falta de espaço físico adequado, equipamentos, funcionários e docentes titulados. Profissionais liberais (médicos veterinários), então radicados em Londrina, contribuíram nos primeiros anos do curso, muitas vezes de forma espontânea e sem vencimentos.
Conseguindo superar as dificuldades iniciais o curso de Medicina Veterinária da UEL foi reconhecido em 12.12.77 pelo Decreto Federal no 81.022. Até o final de 2003, em 50 turmas terão sido formados mais de 1500 médicos veterinários. Atualmente 417 acadêmicos estão regularmente matriculados.
O curso de Medicina Veterinária da UEL é reconhecido como sendo um dos melhores cursos da área no país, tendo obtido conceito A em todas as edições do Exame Nacional de Cursos (Provão). Este sucesso deve-se, entre outros aspectos, a um intenso programa de capacitação de seus docentes. Somente na área profissionalizante atuam 60 docentes sendo 45 doutores, 11 mestres, dos quais 6 doutorandos, e 3 especialistas.
Também tem contribuído para melhora qualitativa do curso de Medicina Veterinária da UEL a estruturação, montagem e ampliação de locais destinados ao ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços envolvendo as várias áreas de conhecimento e atuação do médico veterinário. Houve grande ampliação do espaço físico, destinado a atividades do curso de Medicina Veterinária nos últimos anos.
O curso sempre caracterizou-se pelo desenvolvimento de atividades de pesquisa, extensão e prestação de serviços à comunidade. Hoje trabalha-se com grupos e linhas de pesquisas multidisciplinares à procura de soluções de problemas de saúde de animais de produção e companhia. Atualmente o curso de Medicina Veterinária apresenta um dos maiores índices de professores/pesquisadores do CNPq na UEL.
O curso de Medicina Veterinária da UEL está envolvido em projetos na área social que visam apoiar, entre outros, o pequeno produtor rural de nossa região. Ao mesmo tempo em que seus professores proferem palestras em eventos regionais, nacionais e internacionais, também estão intensamente envolvidos com processos de atualização, transferência de tecnologia e educação continuada a técnicos de campo e produtores rurais. Este trabalho atende principalmente cooperativas e associações de produtores. São desenvolvidos programas de extensão à comunidade educando-se proprietários de animais de estimação quanto a cuidados com cães e gatos, prevenção de doenças transmissíveis e posse responsável de animais de companhia.
O Hospital Veterinário (HV), criado em 09 de setembro de 1976, com atendimento de Pronto-Socorro 24 horas, atende à comunidade ininterruptamente durante todo o ano. Este serviço médico, cirúrgico e de diagnóstico laboratorial atende a grandes e pequenos animais. A área de abrangência das atividades de prestação de serviços do HV há muito não mais se restringe à região norte e mesmo ao Estado do Paraná. Somente em 2000 foram realizados 67.371 procedimentos com casos provenientes de 11 Estados da Federação.
O complexo Hospital Veterinário correspondente a 4.579,89 m2 de construção, tem atuação de dois Departamentos: Medicina Veterinária Preventiva e Clínicas Veterinárias.
As atividades do primeiro Departamento estão relacionadas como diagnóstico em Sanidade Animal, e o segundo Departamento com as atividades clínicas, cirúrgicas, reprodução e obstetrícia e diagnóstico por imagem no Hospital Veterinário e, além da atuação no ensino pelos docentes nas disciplinas de Graduação, Pós Graduação e Residência Médica Veterinária, também atuam na prestação de serviço em forma de plantão 24horas, nos atendimentos de cunho social na forma de projeto de extensão, como projeto Amiga, Carroceiro e Esterilização de Cães de Rua.
Em 1989 foi criado o curso de especialização em Sanidade Animal, que serviu de base para a estruturação do curso de Mestrado em Sanidade Animal no ano de 1992. Em 2000, o Curso de Mestrado em Sanidade Animal foi transformado no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal com áreas de Concentração em Sanidade Animal e em Produção Animal, estabelecendo em 2002 o nível de doutorado.
Também na pós-graduação, foi implantado na UEL, um dos primeiros cursos de especialização em residência em Medicina Veterinária do sul do país nas áreas de Medicina de Animais de Companhia; Clínica Médica, Cirúrgica e Reprodução de Grandes Animais; Medicina Veterinária Preventiva e Patologia Animal. Os cursos de pós-graduação em medicina veterinária da UEL são freqüentados por alunos procedentes de vários Estados brasileiros. Atualmente o curso de Medicina Veterinária oferece Cursos de Especialização em Medicina dos Animais de Companhia; Medicina e Reprodução dos Animais de Produção; Bovinocultura de Leite e Suinocultura.
O curso de Medicina Veterinária oferece ainda cursos de curta duração, propiciando aos profissionais, médicos veterinários, a oportunidade de uma educação continuada, atualização e aperfeiçoamento em suas área de atuação.