http://www.grupocoimbra.org.br/
O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) foi formalmente constituído como associação de dirigentes universitários em 27 de novembro de 2008, durante solenidade acadêmica no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Coimbra.
O GCUB é composto por universidades nacionais – federais, estaduais, confessionais e comunitárias. Algumas das mais importantes universidades brasileiras da atualidade compõem o conjunto de 72 instituições associadas, com51 Universidades Federais, 15 Universidades Estaduais e 6 Universidades Comunitárias e Confessionais.
Sua missão é promover a integração interinstitucional e internacional, mediante programas de mobilidade docente e discente, contribuindo para o processo de internacionalização soberana da rede universitária nacional com suas contrapartes estrangeiras.
Por intermédio da prestigiosa Universidade de Coimbra, a mais antiga do mundo lusófono, o Grupo integrase à linhagem das universidades arcanas do mundo ocidental, reunidas no Grupo Coimbra de Universidades Europeias, com o qual mantém, estatutariamente, vínculos de intercâmbio científico, pedagógico e cultural. As mais prestigiosas universidades brasileiras da atualidade compõem o conjunto de 50 instituições fundadoras, com 37 Universidades Federais (incluindo as instituições mais antigas e de maior porte), 06 Universidades Estaduais (incluindo as estaduais paulistas) e 07 Universidades Comunitárias e Confessionais (incluindo as principais PUCs).