Experimentação antropofágica em "Brasiliana"

Cláudia Rio Doce

Resumo


O artigo busca pensar a coluna Brasiliana, da primeira fase da Revista de Antropofagia, como um experimento antropofágico. A coluna, além de ser uma seção fixa da Revista, é uma das partes que melhor incorporam os valores antropofágicos nesse primeiro momento da publicação: utiliza-se da montagem, procedimento artístico caro às vanguardas, para, de forma corrosiva e zombeteira, fazer troça com o senso comum, apontando para valores caducos e a presença do nonsense no cotidiano. Mais do que irreverência vanguardista, a seção antecipa a montagem em concepções que aparecerão apenas em meados e finais dos anos 30, tais como as ideias em torno da imagem dialética de Walter Benjamin, nas anotações da “fase média” (de 1930 a 1937) do seu projeto das Passagens e também na revisão que Eisenstein faz do conceito de montagem no ensaio “Laocoonte”, de 1939. De autoria de Alcântara Machado, diretor da Revista nessa primeira fase, tornado inimigo na segunda, a seção nos mostra a assertividade do experimento, mesmo numa publicação com contribuições variadas e que vão em direções distintas como acontece na primeira dentição.

Palavras-chave


Literatura brasileira; Revista de antropofagia; Brasiliana; Montagem

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Oswald de. Manifesto Antropófago. Revista de antropofagia. Edição fac-similar. São Paulo: Abril Cultural/Metal Leve, 1975. N. 1, maio de 1928, pp. 3 e 7.

ANDRADE, Oswald de. Manifesto da Poesia Pau-Brasil. A utopia antropofágica. São Paulo: Globo, 1990, pp. 41-45.

BENJAMIN, Walter. Passagens. Trad. Irene Aron e Cleonice Paes Barreto Mourão. Willi Bolle, org. Belo Horizonte: UFMG, 2006.

CAMPOS, Augusto de. Revistas re-vistas: os antropófagos. Revista de antropofagia. Edição fac-similar. São Paulo: Abril Cultural/Metal Leve, 1975.

EISENSTEIN, Sergei. Towards a theory of montage (Sergei Eisenstein Selected Works, volume II). Trad. Michael Glenny. Michael Glenny e Richard Taylor, eds. London: I. B. Tauris, 2010.

FERRAZ, Eucanaã. Notícia (quase) filológica. Revista de antropofagia. Edição fac-similar. São Paulo: Imprensa Oficial, 2015.

GROYS, Boris. On the new. Trad. G. M. Goshgarian. New York: Random House, 2013.

Revista de antropofagia. Edição fac-similar. Pref. Augusto de Campos. São Paulo: Abril Cultural/Metal Leve, 1975.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1678-2054.2020v38p69

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Publicação do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina.  


ISSN: 1678-2054

QUALIS - CAPES 2013-2016: Letras/Linguística: B1 ; Educação: B2

Fale conosco