Dos best-sellers da cultura de massa ao cânone literário: sequência didática como possibilidade

Autores

  • Luzimar Silva de Lima Universidade Estadual do Piauí - UESPI
  • Shirlei Marly Alves Universidade Estadual do Piauí - UESPI https://orcid.org/0000-0001-5305-1272

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2019v37p41

Palavras-chave:

Literatura, Best-sellers, Cânone literário, Sequência didática

Resumo

Os aspectos referentes a leitura, mais especificamente à leitura literária na escola, têm se apresentado como um terreno frutífero de novas preferências. Sobre isso, percebe-se uma primazia dos estudos da literatura canônica sob outras possibilidades de leitura no ambiente escolar. Os best-sellers da cultura de massa ocupam um espaço cada vez maior nas atividades de leitura dos jovens leitores dentro e fora da escola. Em contrapartida, há uma forte imposição da literatura canônica e frustração das expectativas do leitor. Objetivamos a realização de um trabalho de aproximação entre cânone literário e best-sellers da cultura de massa, elegemos as obras Como eu era antes de você de Jojo Moyes e Lucíola de José de Alencar, com as quais construímos duas sequências didáticas. Para tanto, busca-se responder a seguinte questão: como a leitura de best-sellers pode favorecer a inserção das obras canônicas na escola e para a formação crítica do leitor? Nesse trabalho, realizou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico pelo método hipotético dedutivo tendo como suporte teórico: Barthes (1987), Jauss (1984), Moisés (2006), Lajolo e Zilberman (2009), Cosson (2015). Assim, foi possível oferecer uma forma de trabalho com a literatura valorizando experiências de leituras.

 

 

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Biografia do Autor

Luzimar Silva de Lima, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Mestranda do Mestrado Profissional em Letras-PROFLETRAS - Universidade Estadual do Piauí.

Shirlei Marly Alves, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Doutora em Letras. Professora do Mestrado Profissional em Letras-PROFLETRAS - Universidade Estadual do Piauí.

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Publicado

16-12-2019

Como Citar

LIMA, L. S. de; ALVES, S. M. Dos best-sellers da cultura de massa ao cânone literário: sequência didática como possibilidade. Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários, [S. l.], v. 37, p. 41–54, 2019. DOI: 10.5433/1678-2054.2019v37p41. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/34041. Acesso em: 28 mar. 2024.