(Contra)Cânones em perspectiva: terminologia e seleção na literatura e na escola

Autores

  • Silmara Rodrigues Universidade Federal da Paraíba
  • Luciane Alves Santos Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2019v37p94

Palavras-chave:

Cânones, Contracânones, Ensino de literatura

Resumo

De meados do século XX ao contemporâneo presente, os estudos culturais emergem como campo de conhecimentos em universidades europeias e dos EUA, ressoando depois no Brasil e ampliando a transversalidade de fronteiras e as ambivalências entre áreas do saber, construções conceituais e percepções de conjunturas socioculturais. Sob tal prisma, os estudos literários retomam a composição cânone/não-cânone como um dínamo tanto para um exercício de compreensão desses conceitos quanto para uma crítica analítica e da recepção de textos em instâncias tradicionais, como a educacional. Considerando esse cenário, o escopo deste trabalho é abordar a categorização tripartida proposta por David Damrosch (2006) para o cosmos literário canônico – hypercanon, countercanon e shadow canon – e, para isso, são também apresentados o contexto histórico (pós-)moderno, a partir de Marshall Berman (1986) e Terry Eagleton (1998), e o sistema de ensino como uma das estruturas tradicionais de legitimação literária, de acordo com Márcia Abreu (2006) e Blanca-Ana Roig Rechou (2010).

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Biografia do Autor

Silmara Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Professora efetiva de língua portuguesa da rede municipal de ensino de João Pessoa/PB.

Luciane Alves Santos, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Estudos Literários pela - Unesp - FCL/Araraquara. Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo. Professora na Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

16-12-2019

Como Citar

RODRIGUES, S.; SANTOS, L. A. (Contra)Cânones em perspectiva: terminologia e seleção na literatura e na escola. Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários, [S. l.], v. 37, p. 94–103, 2019. DOI: 10.5433/1678-2054.2019v37p94. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/33821. Acesso em: 29 mar. 2024.