A perda da identidade cultural em "Wedding at the Cross", de Ngugi wa Thiong’o

Elizandra Fernandes Alves, Nelci Alves Coelho Silvestre

Resumo


Baseando-se principalmente nas teorias sobre as identidades desenvolvidas por Stuart Hall e publicadas em Identidades Culturais na Pós-modernidade (2006), e em outras, como as de Eurídice Figueiredo (1998) e Bill Ashcroft (2001), no presente artigo analisam-se alguns dos aspectos da perda da identidade cultural na literatura pós-colonial africana escrita em língua inglesa. Tem-se, como corpus, o conto “Wedding at the Cross”, presente na coletânea Secret lives and other Stories, originalmente publicada em 1975, do queniano Ngugi wa Thiong’o. Na análise do conto o foco fica, mais especificamente, no personagem principal, Wariuki/Livingstone Jr., e na forma como sua identidade fragmentada reflete a natureza hierárquica do processo de colonização ao qual seu povo foi submetido. Na análise da diégese deve-se apresentar, ainda, como, pelos cinco descentramentos discutidos nos estudos de Hall; o personagem em questão revela-se um sujeito cuja crise identitária parece ter sido instaurada devido ao binarismo no qual foi socialmente educado.

Palavras-chave


Identidade cultural; Crise identitária; Wariuki/Livingstone Jr

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1678-2054.2017v33p6

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Publicação do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina.  


ISSN: 1678-2054

QUALIS - CAPES 2013-2016: Letras/Linguística: B1 ; Educação: B2

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