A ironia romântica de Friedrich Schlegel e sua presença no romance "Mayombe", de Pepetela
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AMORIM, Cláudia & Mariana Paladino. Cultura e Literatura Africana e Indígena. Curitiba: IESDE Brasil, 2012.
BEEKS, Robert. Etymological Dictionary of Greek. Vol. I. Boston: Brill, 2010.
BEHLER, Ernst. Klassische Ironie. Romantische Ironie. Tragische Ironie. Zum Ursprung dieser Begriffe. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 1972.
BEHLER, Ernst. Ironie und literarische Moderne. Paderborn: Ferdinand Schöningh, 1997.
BENJAMIN, Walter. O conceito de critica de arte no Romantismo alemão. São Paulo: Iluminuras, 2011.
CHAVES, Rita. Mayombe: um romance contra correntes. Tania Macedo & Rita Chaves, orgs. Portanto...Pepetela. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.
CHAVES, Rita. Pepetela: romance e utopia na história de Angola. Revista de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (São Paulo). 2012, vol. 21, n. 2, pp. 217-232.
CUDDON, J. A. Dictionary of Literary Terms and Literary Theory. London: Penguin Reference Books, 1998.
CURTIUS, Ernst Robert. Friedrich Schlegel und Frankreich. Kritische Essays zur Europäischen Literatur. Bern: A. Francke Verlage, 1950.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Die Ironie. Hans-Egon Hass & Gustav-Adolf Mohrlüder. Ironie als literarisches Phänomenon. Köln: Kiepenheuer & Witsch, 1973, pp. 340- 349.
KNOX, Norman. Die Bedeutung von Ironie. Einführung und Zusammenfassung. HansEgon Hass & Gustav-Adolf Mohrlüder. Ironie als literarisches Phänomenon. Köln: Kiepenheuer & Witsch, 1973.
MACEDO, Tania. O romance em Angola: Ficção e história em Pepetela. Maria Luísa dos Remédios & Regina da Costa Silveira, orgs. Redes & Capulanas. Identidade, cultura e história nas literaturas lusófonas. Porto Alegre: Editora Uniritter, 2002.
PEPETELA. Mayombe. Lisboa: Edições 70, 1982.
SCHLEGEL, Friedrich. Philosophische Lehrjahre. Kritische Friedrich-Schlegel-Ausgabe. Bd. XVIII. Paderborn: Ferdinand Schöningh, 1963.
SCHLEGEL, Friedrich. Kritische Fragmente. Kritische Friedrich-Schlegel-Ausgabe. Bd. II. Paderborn: Ferdinand Schöningh, 1967.
SCHLEGEL, Friedrich. Studien des Klassischen Altertums. Kritische Friedrich-Schlegel-Ausgabe. Bd. I. Paderborn: Ferdinand Schöningh, 1979.
SCHLEGEL, Friedrich. “O dialeto dos fragmentos”. São Paulo: Iluminuras, 1991.
STROHSCHNEIDER-KOHRS, Ingrid. Die romantische Ironie in Theorie und Gestaltung. Tübingen: Max Niemeyer Verlag, 2002.
SUZUKI, Márcio. O gênio romântico. Crítica e História da Filosofia em Friedrich Schlegel. São Paulo: Iluminuras, 1998.
SUZUKI, Márcio. Sobre Música e Ironia. Idealismo Alemão. Revista Dois Pontos (Curitiba – São Carlos). 2007, v. 4, n. 1, pp. 175-200.
VENDRAMINI, José Eduardo. A commedia dell’arte e sua reoperacionalização. Trans/ Form/Ação (Marília). 2002, v. 24, n. 1,pp. 57-83.
WALZEL, Oskar. Methode? Ironie bei Friedrich Schlegel und bei Solger. In: Helmut Schanze, hrsg. Friedrich Schlegel und die Kunsttheorie seiner Zeit. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 1985, p. 71-94.
WATT, Ian. A Ascensão do romance. TSão Paulo: Companhia das Letras, 2007.
DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1678-2054.2014v27p38
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Publicação do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina.
ISSN: 1678-2054
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |