O Realismo Animista em Calendário do Medo, de Carlos Carvalho

Autores

  • Noeli Reck Maggi Centro Universitário Ritter dos Reis https://orcid.org/0000-0002-7663-5104
  • Regina da Costa da Silveira Centro Universitário Ritter dos Reis

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2013v26p50

Palavras-chave:

Animismo, Carlos Carvalho, Calendário do medo, Boi da cara preta

Resumo

Neste ensaio, examinam-se as imagens representacionais no conto “Boi da Cara Preta”, em Calendário do Medo, livro do dramaturgo gaúcho Carlos Carvalho. Parte-se da hipótese de que as imagens desse personagem acham-se implícitas em uma concepção de inconsciente animista do sujeito, provocando no leitor a inquietante estranheza e, ao mesmo tempo, o familiar reprimido. Nesse intento, busca-se apoio teórico em Jean Piaget, Sigmund Freud, Todorov, Dilthey e Harry Garuba. Antes de se caracterizar como um processo antagônico ao pensamento científico e racional, o elemento insólito a ele se associa, como um dos diferentes modos de pensar e de representar a realidade. É o que se pretende examinar na análise do conto de Carlos Carvalho.

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Biografia do Autor

Noeli Reck Maggi, Centro Universitário Ritter dos Reis

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Centro Universitário Ritter dos Reis.

Regina da Costa da Silveira, Centro Universitário Ritter dos Reis

Mestra e Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Centro Universitário Ritter dos Reis.

Referências

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Publicado

30-12-2013

Como Citar

MAGGI, N. R.; SILVEIRA, R. da C. da. O Realismo Animista em Calendário do Medo, de Carlos Carvalho. Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários, [S. l.], v. 26, p. 50–60, 2013. DOI: 10.5433/1678-2054.2013v26p50. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/25160. Acesso em: 29 mar. 2024.