A Representação Literária da Guerra do Contestado: Amálgamas ficcionais em O Bruxo do Contestado

Catia Valério Ferreira Barbosa

Resumo


Esta pesquisa diz respeito ao aproveitamento ficcional da Guerra do Contestado na elaboração do romance O Bruxo do Contestado (1996),de Godofredo de Oliveira Neto. Com base nos pressupostos teóricos de no trabalho de Linda Hutcheon, intitulado Poética do pós-modernismo (1991), constituíram objeto de estudo elementos tais como a metanarrativa, a intertextualidade e a matéria de extração histórica, o que viabilizou o mapeamento mais eficaz das diferentes formas em que a fragmentação do eu aparece traduzida na obra, bem como possibilitou a melhor compreensão da tênue fronteira entre ficção e o fato histórico explorado pelo escritor.  
The present paper examines the fictional works about the Contestado War and its influences on the representations of reality. Based on the theoretical premises on Linda Hutcheon’s A Poetics of Postmodernism (1991), metanarrative, intertextuality and the matter of historical extraction were objects of study. This made it possible to more effectively map the different ways in which the fragmentation of the self appears on these works, as well as to better understand the thin line between fiction and reality exploited by this writer.

Palavras-chave


literatura; história; metaficção; literature; history; metafiction

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1678-2054.2011v21p65

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Publicação do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina.  


ISSN: 1678-2054

QUALIS - CAPES 2013-2016: Letras/Linguística: B1 ; Educação: B2

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