A criação entre o nada e a perenidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2008v14p5

Palavras-chave:

Ficcionalização, Metateatro, Pirandello, Shakespeare

Resumo

A partir de noção desenvolvida por Pirandello, a perenidade da forma artística, discute-se a realidade ficcionalizada em associação à metalinguagem teatral, ou metateatro. Este recurso textual e cênico, metateatro, no presente artigo é visto como oportunidade para dramaturgos discutirem a relação entre real e ficcional, pela inserção de espécie de ilusionismo no plano da sua ficção, a realidade de personagens em ação – o que constitui o texto teatral e, por conseguinte, a encenação.

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Biografia do Autor

Renato Gonçalves Lopes, Universidade Estadual de Campinas

Mestrando em Letras pela Universidade Estadual de Campinas.

Referências

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Publicado

24-03-2016

Como Citar

LOPES, R. G. A criação entre o nada e a perenidade. Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários, [S. l.], v. 14, p. 5–14, 2016. DOI: 10.5433/1678-2054.2008v14p5. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/24891. Acesso em: 29 mar. 2024.