Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1) Formatação

(a) arquivo em formato Microsoft Word (DOC ou DOCX), OpenOffice ou RTF, com extensão entre 3500 a 5000 palavras, excluindo a lista de obras citadas, o resumo, o abstract, as palavras-chave e as keywords;
(b) tamanho do papel: A4 (297x210mm);
(c) margens de 3 cm;
(d) fonte corpo 12, espaço simples, parágrafo justificado e sem hifenação;
(e) recuo de parágrafo: 1,25 cm da margem esquerda;
(f) ausência de negrito;
(g) uso de itálico para títulos de obras, palavras estrangeiras e palavras que, por qualquer outra razão, devam ser destacadas;
(h) não usar itálico para citação;
(i) citações maiores que quatro linhas, em recuo (2,5 cm da margem esquerda) sem alteração de tamanho de fonte.
2) Ordem das partes do artigo
(a) na página inicial  deve constar o título do artigo, centrado e em maiúsculas; logo abaixo, o título da chamada, também centrado;
(b) não deve haver marcas de autoria;
(c) resumo, em português, com 150 a 200 palavras;
(d) palavras-chave (três a quatro);
(e) texto propriamente dito (que deve incluir revisão do estado da arte);
(f ) obras citadas;
(g) título em inglês;
(h) abstract, com 150 a 200 palavras (material apresentado por tradução automática será recusado);
(i) keywords (três a quatro);

3) Obras citadas
(a) citações parentéticas no corpo do texto - autor, data e página - exemplo: (Bastos 1999: 25);
(b) alusões, comentários, paráfrases no corpo do texto - autor, data e páginas inicial e final - exemplo: (Bastos 1999: 25-28);
(c) lista de obras citadas organizada segundo as normas da ABNT (NBR-6023) e apresentada em ordem alfabética pelo sobrenome do autor;
(d) obra que estiver na lista e não tiver sido usada no texto será eliminada;
(e) notas de rodapé exclusivamente para citação de textos em língua estrangeira, cuja tradução deve estar no corpo do texto;
(f) não usar elementos referenciais como apud, idem, ibidem, fazendo uso de sistema remissivo no próprio texto - [exemplo: Bakhtin propõe a carnavalizacão como procedimento de subversão política (Andrade 2000: 45)]  ou repetindo a documentação da fonte usada (mesmo que seja a mesma página referida).

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor". Textos recortados de tese ou dissertação disponíveis em linha não serão aceitos.
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, com extensão entre 3500 a 5000 palavras, excluindo a lista de obras citadas, o resumo, o abstract, as palavras-chave e as keywords.
  3. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  5. O(s) autor(es), observado o máximo de dois nomes/coautores por artigo, deve(m) ser:
    • a) doutor; 
    ou
    • b) mestrando, mestre ou doutorando, desde que em coautoria com um doutor. 
    O(s) nome(s) do(s) autor(es) não consta(m) do artigo submetido.

    O linque para o lattes de cada autor foi informado no cadastro de autor, no campo URL.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. As notas de rodapé são exclusivamente usadas para citar o texto em língua estrangeira, cuja tradução deve estar no corpo do texto.
  8. O(s) autor(es) declara(m) que escolheu(eram) corretamente a chamada a que submete(m) o arquivo (submissões enviadas com erro serão descartadas).
  9. O(s) autor(es) está(ão) submetendo apenas um artigo por chamada, sabedor(es) que múltiplas submissões para a mesma chamada serão descartadas.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.

e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.