Solidariedade e natureza humana

Autores

  • Luis Miguel dos Santos Luzio Universidade Estadual de Londrina
  • Bernardo Carlos Spaulonci Chiachia Matos de Oliveira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2010v13n1p102

Palavras-chave:

Solidariedade, Sociobilogia, Competição, Cooperação.

Resumo

O conceito de solidariedade povoa o inconsciente coletivo e é usualmente relacionado a algo consensual, ligado aos valores mais elementares do gênero humano. Porém, ampliar esse entendimento conduz-nos a visões mais complexas. Seria a solidariedade humana condicionada pela natureza biológica ou uma questão cultural que ultrapassa qualquer possível determinismo biológico? Este estudo busca analisar o fenômeno da solidariedade e sua correlação com a vida em sociedade sob a perspectiva da complexidade, por meio de uma análise transversal, visando abarcar o fenômeno em questão sob diferentes olhares. Para tanto, recorreu-se à sociobiologia e a sua interpretação nas ciências sociais. Buscou-se, assim, renunciar à ideia ou ao projeto de solução definitiva e totalizadora, aproximando-se dos pressupostos do pensamento complexo, que se apoiam justamente na superação de um único princípio organizativo, ou de uma única causa, para a explicação do mesmo fenômeno. Percebeu-se, então, a necessidade de novas experiências societais, que possam obstaculizar o avanço do paradigma competitivo individualista como única alternativa, com destaque para as experiências de economia solidária e organizações do terceiro setor que apresentam uma nova lógica empresarial, uma terceira força social, entre o estado e o mercado.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luis Miguel dos Santos Luzio, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo -PUC-SP; Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Londrina - UEL; Graduado em Economia e Administração, ambos pela Universidade Estadual de Londrina -UEL. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Londrina – UEL. Atua principalmente nos seguintes temas: socioeconomia, Economia Solidária, Políticas Públicas, Terceiro Setor e solidariedade. Integrante do Projeto Rede de Apoio à Comercialização de Produtos e Serviços de Socioeconomia Solidária (PROSOL), financiado pelo programa “Universidade Sem Fronteiras”: Extensão Tecnológica Empresarial da Fundação Araucária. Organizador do livro Economia Solidária em Londrina: aspectos conceituais e a experiência institucional

 

Bernardo Carlos Spaulonci Chiachia Matos de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (2007); mestrando em Administração (2010) (Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA-UEL),bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

15-07-2010

Como Citar

LUZIO, L. M. dos S.; DE OLIVEIRA, B. C. S. C. M. Solidariedade e natureza humana. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 102–118, 2010. DOI: 10.5433/1679-4842.2010v13n1p102. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/8960. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos