O Cuidar na Concepção dos Cuidadores: um estudo com familiares de doentes crônicos em duas unidades de saúde da família de São Carlos-SP

Autores

  • Cinira Conceição Longo Cardoso Defensoria Pública do Estado de São Paulo
  • Maria Helena Pereira Rosalini Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Maria Tereza Mendes Alves Pereira Hospital Universitário de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2010v13n1p24

Palavras-chave:

cuidadores, Cuidar, Estratégia Saúde da Família.

Resumo

O presente estudo buscou analisar as alterações ocorridas na vida de pessoas que passaram a ser cuidadores, estando os mesmos cadastrados nos territórios de duas Unidades de Saúde da Família de São Carlos-SP. Para isso, realizamos pesquisa de campo de abordagem qualitativa, sendo os dados coletados mediante a utilização de entrevista semi-estruturada e analisados através da técnica de análise de conteúdo. A pesquisa demonstrou que todas as cuidadoras são do sexo feminino, ligadas ao dependente por vínculos de parentesco. As cuidadoras recebem pouco suporte econômico e psicossocial para desempenhar a função, representando uma sobrecarga e modificações em seus cotidianos. Também revelaram não ter obtido informações dos serviços de saúde quando iniciaram as práticas de cuidado, mas que com as atividades da Equipe de Saúde da Família sentem melhora no atendimento.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cinira Conceição Longo Cardoso, Defensoria Pública do Estado de São Paulo

Assistente social graduada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pós-graduada pelo curso de Residência Multiprofissional em Saúde Família e Comunidade da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Terapeuta Comunitária pela Universidade Federal do Ceará. Assistente social da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

Maria Helena Pereira Rosalini, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Assistente social graduada pela Faculdade de Serviço Social de Piracicaba. Especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Terapeuta Comunitária pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Em formação em Terapia Familiar pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Chefe do Departamento de Serviço Social da UFSCar.

Maria Tereza Mendes Alves Pereira, Hospital Universitário de Londrina

Assistente social graduada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Epidemiologia Clínica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Assistente social do Hospital Universitário de Londrina.

Downloads

Publicado

15-07-2010

Como Citar

LONGO CARDOSO, C. C.; PEREIRA ROSALINI, M. H.; MENDES ALVES PEREIRA, M. T. O Cuidar na Concepção dos Cuidadores: um estudo com familiares de doentes crônicos em duas unidades de saúde da família de São Carlos-SP. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 24–42, 2010. DOI: 10.5433/1679-4842.2010v13n1p24. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/8732. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos