Socioeducação e juventude: reflexões sobre a educação de adolescentes e jovens para a vida em liberdade

Autores

  • Silmara Carneiro e Silva Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social/Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2012v14n2p96

Palavras-chave:

Socioeducação. Juventude. Liberdade.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a juventude na sua relação com o fenômeno da violência e o cometimento de atos infracionais, apontando a política pública de socioeducação como uma alternativa de educação de adolescentes e jovens para a vida em liberdade. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com base em autores da área de  ciências sociais aplicadas. A socioeducação é vista como uma política pública  que tem por objetivo construir, junto dos adolescentes e jovens, novos e apropriados conceitos de vida, buscando o fortalecimento dos princípios éticos da vida social. Para tanto, no presente artigo parte-se do pressuposto que a socioeducação é uma política que tem como proposta a educação para a vida em liberdade, verificando-se com a discussão teórica realizada que, para a referida política se efetivar como tal, faz-se necessária a construção de meios para a efetivação de ações que se configurem para além do sentido da responsabilização do adolescente pelo ato infracional, pois sua natureza pedagógica e social deve ser o pressuposto básico de todas as práticas socioeducativas. Enquanto política pública deve se efetivar em conjunto com a família, com a comunidade e com a sociedade em geral, mas sem desresponsabilizar o Estado brasileiro pela condução e direção da referida política no âmbito da sociedade contemporânea, uma vez que as condições materiais e concretas para a construção das possibilidades de liberdade devem ser providas ao adolescente, como condição para seu desenvolvimento pessoal e social enquanto sujeito de direitos.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Silmara Carneiro e Silva, Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social/Universidade Estadual de Londrina

Assistente social do Centro de Socioeducação de Ponta Grossa da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social do Estado do Paraná. Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, Especialista em Administração Estratégica de Pessoas pela Faculdade Pe. João Bagozzi, Especialista em Mídia, Política e Atores Sociais pela UEPG, Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela UEPG e Doutoranda em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. E-mail: verdesilmara@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

28-06-2012

Como Citar

SILVA, S. C. e. Socioeducação e juventude: reflexões sobre a educação de adolescentes e jovens para a vida em liberdade. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 96–118, 2012. DOI: 10.5433/1679-4842.2012v14n2p96. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/8398. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos