Humanização no atendimento ao paciente idoso em unidade de terapia intensiva: análise da literatura sobre a atuação do profissional de saúde

Geórgia Pires Assunção, Raquel Aline Fernandes

Resumo


Este estudo trata-se de uma revisão bibliográfica, cujo objetivo é identificar, na literatura, as dificuldades enfrentadas pelos profissionais de saúde, com relação ao cuidado humanizado, no âmbito hospitalar, especificamente em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) – local culturalmente desconhecido, incerto e temível aos pacientes e seus familiares. Esta revisão também visa contribuir para a melhoria da assistência ao paciente idoso internado. Humanizar tem como objetivo aprimorar as relações humanas em todos os níveis de atendimento, levando à melhoria do relacionamento entre equipe de saúde, pacientes e familiares. O acolhimento é uma estratégia usada para se obter um melhor atendimento ao paciente, visando estabelecer vínculos de credibilidade e confiança, onde o profissional de saúde deverá assumir uma postura adequada, capaz de atender a todas as necessidades.


Palavras-chave


Humanização; Humanização em Uti; Cuidado; Acolhimento, idoso.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1679-4842.2010v12n2p68



Serviço Social em Revista

E-ISSN: 1679-4842

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