Trajetória acadêmica interrompida: um estudo da evasão e suas causas

Autores

  • Amalia Senger Universidade Estadual do Oeste do Parana
  • Cleonilda Sabaini Thomazini Dallago Universidade Estadual do Oeste do Parana UNIOESTE campus Toledo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2020v23n2p550

Palavras-chave:

Ensino Superior, Evasão, Permanência, socioeconômica, discente

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de identificar os motivos de evasão (desistência e trancamento) dos cursos de graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Toledo, do período de 2014 e 2015 e averiguar, consequentemente, se os motivos estão relacionados a questões de ordem socioeconômicas. Em resposta ao objetivo deste trabalho, foram compilados dados quantitativos e qualitativos da entrevista que o Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e de Assistência Estudantil (NUAPE) realiza com os discentes que trancam/ou desistem dos cursos de graduação no referido Campus. Como resultado, foi possível identificar quais os motivos que mais interferem nos(as) trancamentos/desistências, onde destaca-se a dificuldade em conciliar trabalho com os estudos, visto que o discente em muitas situações precisa trabalhar para se manter. Outros fatorers são as questões relacionadas a não identificação com o curso e questões emocionais. Em síntese, os motivos são pessoais (emocionais, familiares, de saúde e de identificação com o curso) e financeiros, relacionados ao trabalho em diversas situações.

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Biografia do Autor

Amalia Senger, Universidade Estadual do Oeste do Parana

Assistente Social. Mestrado em Serviço Social.

Cleonilda Sabaini Thomazini Dallago, Universidade Estadual do Oeste do Parana UNIOESTE campus Toledo

Doutorado em Serviço Social. Professora Adjunta na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste.

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Publicado

11-12-2020

Como Citar

SENGER, A.; DALLAGO, C. S. T. Trajetória acadêmica interrompida: um estudo da evasão e suas causas. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 550–569, 2020. DOI: 10.5433/1679-4842.2020v23n2p550. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/40266. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos