A interlocução do Serviço Social e os meios de comunicação: aproximações reflexivas

Autores

  • Jéssica Degrandi Soares Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rosa Maria Castilhos Fernandes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2019v22n1p197

Palavras-chave:

Serviço social, Comunicação, Mídias alternativas, Direitos sociais, Estado social.

Resumo

O artigo considera, a partir do referencial utilizado, que a interlocução do Serviço Social com os meios de comunicação, em especial as rádios comunitárias, pode-se constituir enquanto um espaço de enfrentamento e de defesa dos direitos sociais da classe trabalhadora, e evidencia a necessidade de se fomentar a discussão sobre a articulação destas áreas. Para tanto, traz a discussão do Estado Social e a sua relação com os meios de comunicação. O acesso à informação, garantido nas legislações das políticas sociais, e a potencialização dos direitos sociais por meio das mídias alternativas, são caminhos a serem explorados pelos assistentes sociais, e isso pode ser evidenciado a partir das instâncias de defesa da categoria e também a partir de discussões ampliadas nos mais diversos espaços de participação social.

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Biografia do Autor

Jéssica Degrandi Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Maria (2016), Mestrado em Política Social e Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019). Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Serviço Social na PUCRS e integrante do Grupo de Estudos em Juventudes e Políticas Públicas - GEJUP (PUCRS). Integra o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Serviço Social, Mídia, Cultura e Questão Social (NEPMQS/UFSM). Atuou em projetos de extensão através do Núcleo de Estudos sobre Mulheres, Gênero e Políticas Públicas, em projeto de pesquisa no Presídio Regional de Santa Maria, promovido pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Violência e Serviço Social, no Programa de Educação no Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) e também no projeto de extensão desenvolvido pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Serviço Social, Mídia, Cultura e Questão Social (NEPMQS).

Rosa Maria Castilhos Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1987), Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998) e Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008), com estágio de doutorado no Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto-Portugal.Possui experiência como Assistente Social da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, atuou na política de saúde e na política de assistência social. É Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social e Vice Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Política Social e Serviço Social /Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS). Atua principalmente nos temas: Serviço Social; Educação Permanente e Trabalho; Políticas Sociais Públicas com ênfase na assistência social, educação e saúde; e Direitos Especiais.. Coordenou o Projeto de Implementação da Política Nacional de Educação Permanente do SUAS por meio da parceria do CEGOV/UFRGS com o MDS(TED-2014). É bolsista produtividade PQ.2 do CNPQ.

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Publicado

22-11-2019

Como Citar

DEGRANDI SOARES, J.; CASTILHOS FERNANDES, R. M. A interlocução do Serviço Social e os meios de comunicação: aproximações reflexivas. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 197–218, 2019. DOI: 10.5433/1679-4842.2019v22n1p197. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/35929. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos