Reflexões sobre o componente ideopolítico do trabalho profissional do assistente social

Autores

  • Luciana Gonçalves Pereira de Paula Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2018v20n2p5

Palavras-chave:

Serviço Social, Dimensões do trabalho profissional, Projeto ético-político.

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões acerca do componente ideopolítico do Serviço Social – considerando-o inerente ao trabalho profissional do/a assistente social. Destaca, sob a forma de eixos analíticos, algumas considerações que agrupam certos equívocos frequentes em meio a este debate, como: a confusão entre prática profissional e militância política; a consideração de uma prática profissional supostamente apolítica; a identificação do componente ideopolítico enquanto prática profissional crítica; e a percepção deste componente enquanto práxis revolucionária. Posteriormente, aponta algumas questões significativas para uma compreensão mais aprofundada em relação ao componente ideopolítico do Serviço Social: a origem desse componente; o Serviço Social como produto e produtor das relações sociais; os desafios apresentados pela realidade contemporânea à construção de uma intervenção profissional crítica; e as possibilidades para a sintonia com os interesses históricos da classe trabalhadora. Este mergulho reflexivo tem por objetivo subsidiar a construção de intervenções profissionais sustentadas em aportes teórico-metodológicos afinados com o projeto ético-político em hegemonia no Serviço Social, buscando ao atendimento dos reais interesses dos sujeitos com os quais o/a assistente social trabalha.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciana Gonçalves Pereira de Paula, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

09-04-2018

Como Citar

GONÇALVES PEREIRA DE PAULA, L. Reflexões sobre o componente ideopolítico do trabalho profissional do assistente social. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 5–24, 2018. DOI: 10.5433/1679-4842.2018v20n2p5. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/32559. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos