Violência contra a mulher e a lei Maria da Penha: desafios na sociedade patriarcal-racista-capitalista do Estado brasileiro

Autores

  • Mirla Cisne Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Giulia Maria Jenelle Cavalcante de Oliveira Universidade Federal do Semiárido

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2017v20n1p77

Palavras-chave:

Patriarcado, Violência contra mulher, Lei Maria da Penha

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o fenômeno da violência contra a mulher em uma sociedade patriarcal-racista-capitalista, particularmente, no Brasil. Como objetivos específicos, pretendeu-se: tecer reflexões analíticas sobre a Lei Maria da Penha, considerada o principal marco legal de conquista das mulheres frente à violência; apontar desafios para a efetivação dessa lei e para a construção de uma vida sem violência. Para corresponder a esses objetivos, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica e documental, de natureza, fundamentalmente, qualitativa, ainda que a dimensão quantitativa esteja aqui presente, na manifestação de dados sobre violência contra a mulher no Brasil. As principais conclusões é de que a violência contra a mulher não se restringe às relações pessoais, familiares, mas, está presente nas diversas relações sociais de sexo, raça e classe que combinadas dialeticamente, exploram, oprimem e submetem às mulheres a múltiplas situações de desigualdade em relação aos homens; a Lei Maria da Penha é a principal e mais avançada legislação brasileira e trouxe diversos avanços normativos, todavia, sua efetividade encontra limites objetivos em um Estado patriarcal-racista-capitalista, fomentador de múltiplas violências.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mirla Cisne, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Profa. Adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Líder do Grupo de Estudo sobre as relações sociais de gênero e feminismo (GEF); membro do Núcleo de Estudos sobre a Mulher Simone de Beauvoir.

Giulia Maria Jenelle Cavalcante de Oliveira, Universidade Federal do Semiárido

Advogada, integrante do Grupo de Estudos em Direito Crítico, Marxismo e América Latina (GEDIC) da Universidade Federal do Semiárido (UFERSA).

Downloads

Publicado

29-03-2018

Como Citar

CISNE, M.; OLIVEIRA, G. M. J. C. de. Violência contra a mulher e a lei Maria da Penha: desafios na sociedade patriarcal-racista-capitalista do Estado brasileiro. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 77–96, 2018. DOI: 10.5433/1679-4842.2017v20n1p77. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/32465. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos