A ambiência compondo a moradia adequada para idosos de baixa renda

Autores

  • Luzia Cristina Antoniossi Monteiro Universidade Federal de São Carlos.
  • Vania Aparecida Gurian Varoto Universidade Federal de São Carlos.
  • Nayara Mendes Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Aldora Eugênia Freire Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2017v20n1p175

Palavras-chave:

Moradia Digna, Ambiência, Políticas Públicas, Envelhecimento, Saúde.

Resumo

O Brasil enfrenta desafios com o aumento no número de idosos. Frente a esta situação, aumentam as demandas pelo direito à cidade, impactando a gestão pública e a sociedade. O envelhecimento populacional e o desenvolvimento urbano são processos distintos, heterogêneos e igualmente complexos. Atrelado ao direito à cidade, sobressai a questão da moradia, que, embora a Constituição Federal estabeleça como um direito fundamental, o idoso de baixa renda tem dificuldade para alcançá-la. Morar de forma digna perpassa condições objetivas e alcança aspectos subjetivos, preponderantes na preservação da identidade, no sentido de pertencimento ao lugar, significado da ambiência. Esse artigo analisa a ambiência na formação da moradia digna em um condomínio exclusivo para idosos de baixa renda. Com a longevidade eleva-se a demanda por moradia, pois aumenta número de idosos morando sozinhos - desafio para as políticas públicas que necessitam repensar lugares que promovam a participação na sociedade e a qualidade de vida no cenário urbano.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luzia Cristina Antoniossi Monteiro, Universidade Federal de São Carlos.

Advogada. Doutora em Engenharia Urbana pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana - UFSCar. Docente do Departamento de Gerontologia e da Pós-Graduação em Gerontologia- UFSCar.

Vania Aparecida Gurian Varoto, Universidade Federal de São Carlos.

Terapeuta Ocupacional. Especialista em saúde coletiva e Doutora em Engenharia de Produção - UFSCar . Docente do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia-PPGGero - UFSCar.

Nayara Mendes Silva, Universidade Federal de São Carlos

Bacharel em Gerontologia e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Aldora Eugênia Freire, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Bacharel em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Downloads

Publicado

29-03-2018

Como Citar

MONTEIRO, L. C. A.; VAROTO, V. A. G.; SILVA, N. M.; FREIRE, A. E. A ambiência compondo a moradia adequada para idosos de baixa renda. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 175–196, 2018. DOI: 10.5433/1679-4842.2017v20n1p175. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/31790. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos