Trabalho ou benefício de prestação continuada: a escolha da família do jovem com Síndrome de Down

Autores

  • Ana Lívia Urbini Rocha Universidade Estadual de Campinas
  • Maria de Fatima Campos Françozo Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2018v20n2p123

Palavras-chave:

Política Social, Família, Direito

Resumo

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é uma política de proteção social destinada à pessoa com deficiência e ao idoso em condição de vulnerabilidade. O objetivo deste estudo foi conhecer o significado que a família atribui ao BPC e ao trabalho, bem como as escolhas feitas para o jovem com Síndrome de Down (SD).  Trata-se de um estudo qualitativo, em que foram entrevistados 11 pais ou responsáveis por jovens com SD, que recebem ou já receberam o BPC e que tiveram alguma experiência de trabalho. A maioria dos participantes é beneficiário do BPC há mais de 10 anos. Para muitos o benefício está incorporado ao orçamento familiar e é fundamental para o sustento da casa. Este é um dos motivos pelos quais muitos dos jovens não trabalham. Outras razões referem-se às dificuldades dos pais em leva-los ao trabalho e a percepção de que o local não é seguro para eles. A escolha entre o benefício ou o trabalho é feita pela família. Experiências positivas daqueles que trabalham são referidas como autonomia e independência. Há necessidade de políticas sociais de orientação às famílias em relação aos direitos ao benefício e ao papel que o trabalho tem para o jovem com SD.

 

  

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Lívia Urbini Rocha, Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação pela Universidade Estadual de Campinas

Maria de Fatima Campos Françozo, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas. Docente em Educação Especial e Reabilitação junto ao departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação e ao Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel Porto”, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

09-04-2018

Como Citar

URBINI ROCHA, A. L.; CAMPOS FRANÇOZO, M. de F. Trabalho ou benefício de prestação continuada: a escolha da família do jovem com Síndrome de Down. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 123‐142, 2018. DOI: 10.5433/1679-4842.2018v20n2p123. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/30160. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos