Animação sociocultural gerontológica com idosos frequentadores de centros de dia na região interior de Portugal

Autores

  • Ernesto Candeias Martins Instituto Politécnico de Castelo Branco

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2017v20n1p97

Palavras-chave:

Gerontologia, Animação sociocultural, Idoso, Satisfação de vida, Centro de dia

Resumo

Buscou-se abordar a animação sociocultural como promotora da satisfação e qualidade de vida no processo de envelhecimento de 68 idosos, de cinco centros de dia rurais, na região de Castelo Branco (Portugal). Foi um estudo de metodologia qualitativa, longitudinal, descritivo, analítico e interpretativo, no ano de 2015. Nortearam-nos os seguintes objetivos: promover o nível de satisfação com atividades culturais; desenvolver relações de convivência e autoestima; melhorar o clima social. Foi utilizado como técnicas de recolha de dados as entrevistas e observações aos idosos, responsáveis e técnicos, para além da análise às variáveis sociodemográficas de caraterização dos sujeitos intervenientes. Aplicou-se aos idosos um programa de atividades de animação sociocultural para melhorar o estado de ânimo, as relações, a convivência e qualidade de vida. Compreendeu-se a realidade social analisando as necessidades e exigências dos idosos e promoveu-se a sua participação nas atividades. O programa foi autoavaliado pelos idosos e técnicas responsáveis dos centros. Os resultados demonstraram o que os estudos confirmam: a qualidade de vida aumenta à medida que os idosos realizam tarefas e atividades socioculturais periódicas de que gostam e são protagonistas. Houve uma melhoria na autoestima, na satisfação com a vida e no clima social e institucional, através da animação cultural.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ernesto Candeias Martins, Instituto Politécnico de Castelo Branco

Doutor e mestre em Ciências da Educação. Docente no Instituto Politécnico de Castelo Branco/Escola Superior de Educação/Portugal.

Downloads

Publicado

29-03-2018

Como Citar

MARTINS, E. C. Animação sociocultural gerontológica com idosos frequentadores de centros de dia na região interior de Portugal. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 97–118, 2018. DOI: 10.5433/1679-4842.2017v20n1p97. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/28633. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos