Significado da supervisão acadêmica de estágio na formação profissional do assistente social

Autores

  • Eliane Marques de Menezes Amicucci Universidade Estadual Paulista - UNESP/Franca/SP.
  • Cirlene Aparecida Hilário da Silva Oliveira Faculdade de Ciências Humanas e Sociais-UNESP/Franca.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2018v20n2p25

Palavras-chave:

Estágio supervisionado. Formação profissional. Serviço Social. Supervisão acadêmica. Trabalho profissional.

Resumo

Neste artigo, a supervisão acadêmica de estágio em Serviço Social constitui objeto de reflexão. Essa modalidade de supervisão de estágio contribui no processo de formação profissional do estudante, no seu processo de ensino-aprendizagemofertando à análise crítica do trabalho profissional em sua totalidade, permitindo-o construir e reconstruir conhecimentos através do seu objeto de intervenção e dos fundamentos das dimensões teórico-metodológicas, ético-políticas e técnico-operativas da profissão. Trata-se de (re)pensar a supervisão acadêmica a partir de revisão de literatura sobre o tema, embasando teoricamente em legislações vigentes sobre estágio e supervisão em Serviço Social e orientações político-pedagógicas da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) através da Política Nacional de Estágio(PNE) de 2010. Bem como, em autores que discutem sobre a temática supervisão de estágio,objetivando tratar a supervisão acadêmica de estágio para além de uma atividade sistemática, mas, principalmente do seu significado na formação profissional dos futuros assistentes sociais. A revisão de literatura permitiu identificar, principalmente que a supervisão acadêmica é a síntese da atividade de estágio e mediação para a formação do conjunto de competências e habilidades teórico-metodológicas, ético-políticas e técnico-operativas dos estudantes de Serviço Social.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eliane Marques de Menezes Amicucci, Universidade Estadual Paulista - UNESP/Franca/SP.

Doutoranda do programa de pós - graduação em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais- UNESP/Franca/SP. É docente do curso de Serviço Social da FEF

Cirlene Aparecida Hilário da Silva Oliveira, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais-UNESP/Franca.

Docente do curso de graduação e pós-graduação em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais-UNESP/Franca.

Downloads

Publicado

09-04-2018

Como Citar

MARQUES DE MENEZES AMICUCCI, E.; HILÁRIO DA SILVA OLIVEIRA, C. A. Significado da supervisão acadêmica de estágio na formação profissional do assistente social. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 25–44, 2018. DOI: 10.5433/1679-4842.2018v20n2p25. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/28481. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos