Editorial

Autores

  • Evaristo Emigdio Colman Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2016v19n1p03

Resumo

Convidamos os leitores a acessar esta nova edição de Serviço Social em Revista que, ademais dos artigos, disponibiliza ainda o conteúdo de duas palestras ministradas em eventos organizados no segundo semestre de 2016 pelo Curso de Serviço Social em parceria com o Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina.

 São sete artigos que discutem aspectos do cotidiano do trabalho profissional de assistentes sociais e demais profissionais que atuam na política de assistência social e de saúde, e nas suas interfaces com as demais políticas. O tema das condições de trabalho dos profissionais volta a ser abordado direta e indiretamente por vários dos autores, deixando clara a preocupação dos profissionais da área com o avanço do processo de recorte dos gastos públicos e seu rebatimento nas políticas sociais.

Além disto, o conjunto de artigos aborda também aspectos diversos do cotidiano da ação profissional no âmbito das políticas sociais com pesquisas que se debruçam sobre o poder de deliberação dos conselhos de assistência social, o trabalho em instituições de longa permanência, o trabalho em rede com crianças e adolescentes, e ainda, aspectos teóricos da garantia de direitos.

Ressaltamos a importância do registro das comemorações dos 80 anos de criação do Curso de Serviço Social no Brasil, realizado através da palestra da Profa. Dra. Odária Battini, uma das fundadoras do Curso de Serviço Social da UEL.

Também destacamos a importante contribuição da Profa. Dra. Sara Granemann no Seminário sobre Seguridade Social, realizado em dezembro de 2016 na UEL, refletindo sobre as estratégias do desmonte das políticas de Seguridade Social, os impactos sobre a classe trabalhadora e as suas formas de resistência.

Aproveitamos para chamar a atenção dos nossos leitores para o processo de qualificação do nosso periódico, que já conta com indexação em três bases de dados, além de convidá-los a acompanhar os esforços de nossa equipe para publicar dois números da revista no próximo semestre com o objetivo de ajustar o número dos volumes da nossa longa série de publicações, inaugurada em julho de 1998.

Os editores

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

31-01-2017

Como Citar

COLMAN, E. E. Editorial. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 03, 2017. DOI: 10.5433/1679-4842.2016v19n1p03. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/28148. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Editorial