Readequação de territórios da política de assistência social na cidade de Montes Claros-MG

Autores

  • Angélica de Santana Rocha Universidade Estadual de Montes Claros-MG - UNIMONTES http://orcid.org/0000-0002-2790-0960
  • Marcos Esdras Leite Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2017v19n2p85

Palavras-chave:

Geotecnologias, Território, CRAS, Avaliação, Reconfiguração

Resumo

A pesquisa que originou este artigo teve como objetivo analisar a eficácia da divisão territorial da malha urbana de Montes Claros/MG no atendimento ao público demandante considerando as aproximações e distanciamentos dos CRAS em relação a seu público alvo. A metodologia utilizada foi a pesquisa quanti-qualitativa, em que a representação da malha urbana de Montes Claros teve como base o uso de técnicas de geoprocessamento, em que o banco de dados do censo do IBGE do ano de 2010, integrado à base cartográfica da área urbana no software ArcGis 10.1, possibilitou a representação de dados socioeconômicos através de mapas temáticos. A análise de discurso, a partir de entrevistas semiestruturadas, junto a assistentes sociais, possibilitou as conclusões necessárias à investigação a que se propunha. Constatou-se, segundo afirmação das/dos assistentes sociais e análises destas afirmações, que o melhor atendimento aos segmentos demandantes dar-se-á através da reconfiguração territorial de Polos extensos que excedem o número limite de famílias de baixa renda, determinado pela Política de Assistência Social para o porte do município, fragmentando-os e implantando-se uma nova unidade de CRAS em cada novo fragmento. Aos Polos contendo população dispersa propôs-se a adoção de equipes volantes de atendimento socioassistencial em atendimento às demandas. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Angélica de Santana Rocha, Universidade Estadual de Montes Claros-MG - UNIMONTES

MESTRE EM DESENVOLVIMENTO SOCIAL PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS- UNIMONTES

GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL PELA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL 

Marcos Esdras Leite, Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Professor do Departamento de Geociências, do Programa de Pós-graduação em Geografia e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES. Coordenador do Laboratório de Geoprocessamento da UNIMONTES.

Downloads

Publicado

17-12-2017

Como Citar

ROCHA, A. de S.; LEITE, M. E. Readequação de territórios da política de assistência social na cidade de Montes Claros-MG. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 85–109, 2017. DOI: 10.5433/1679-4842.2017v19n2p85. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/26438. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos