Necessidades próprias da (c)idade: espaços acessíveis e funcionais para idosos*

Autores

  • Nayara Mendes Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Vania Aparecida Gurian Varoto Universidade Federal de São Carlos
  • Luzia Cristina Antoniossi Monteiro Universidade Federal de São Carlos
  • Ingrid Bernardinelli Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2015v18n1p219

Palavras-chave:

Acessibilidade, Idoso, Moradia Digna, Planejamento Urbano

Resumo

A transição demográfica consiste uma realidade brasileira. Condições de acessibilidade e funcionalidade possibilitam compreender sobre aspectos que possam contribuir com a inclusão sócioespacial da população. O objetivo deste trabalho é verificar aspectos relativos à acessibilidade em um núcleo habitacional para idosos de baixa renda de um município do interior paulista, considerando: moradias, espaços intramuros e entorno. Visa explorar formas de aplicar recursos públicos em prol de melhorias à população, com diferentes atores sociais. O estudo é exploratório, descritivo e observacional participante. Análise de conteúdo a partir do tema em estudo. Ausência de critérios técnicos e de equipamentos que suportem um ambiente acessível, tanto de edificações quanto urbano foi identificada, produzindo dificuldades ao acesso a outros espaços, à mobilidade, tanto no ambiente do núcleo quanto nas imediações. Minimizar problemas sobre condições de mobilidade e acessibilidade no condomínio e no entorno colabora para preservar a independência e segurança do morador, reforça a função social das cidades uma vez que possibilita o exercício do direito de ir e vir, consagrado à moradia digna. Captar recursos, por meio, do uso do Termo de Ajustamento de Conduta-TAC, junto ao Ministério Público, pode ser uma estratégia para (re)utilizar recursos públicos em prol de si mesmo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nayara Mendes Silva, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Vania Aparecida Gurian Varoto, Universidade Federal de São Carlos

Orientadora, docente do Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Graduada em Terapia Ocupacional (1991), especialização em Saúde Coletiva (1999) e doutorado-direto em Engenharia de Produção-Gestão da Produção/Dinâmica Organizacional e Trabalho(2005) todos pela UFSCar.

Luzia Cristina Antoniossi Monteiro, Universidade Federal de São Carlos

Orientadora, docente do Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Graduada em Direito pelo Centro Universitário Araraquara - UNIARA (2000), especialização em Direito Empresarial pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação - INPG (2003), Mestrado (2009) e Doutorado (2012) em Engenharia Urbana pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana da UFSCar.

Ingrid Bernardinelli, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Downloads

Publicado

26-12-2015

Como Citar

SILVA, N. M.; VAROTO, V. A. G.; MONTEIRO, L. C. A.; BERNARDINELLI, I. Necessidades próprias da (c)idade: espaços acessíveis e funcionais para idosos*. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 219–242, 2015. DOI: 10.5433/1679-4842.2015v18n1p219. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/23770. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos