Programas de Pós-Graduação em Serviço Social no Brasil: tendências das áreas de concentração, linhas de pesquisa e disciplinas

Thaísa Teixeira Closs, Jane Cruz Prates, Gissele Carraro

Resumo


O estudo apresentado neste artigo tem como objetivo identificar tendências em relação à estruturação dos Programas de Pós-Graduação em Serviço Social no Brasil, com ênfase na análise da organização das áreas de concentração, linhas de pesquisa e oferta de disciplinas, de modo a levantar os temas mais abordados nos processos investigativos e formativos nos programas existentes no país. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa documental, através da construção de Banco de Dados, que sistematiza informações da CAPES, e de sítios eletrônicos dos programas. Os resultados evidenciam a prevalência das temáticas: Política Social, Questão Social e Trabalho, articuladas ao debate da profissão, como as principais tendências de pesquisa e formação nesse nível de ensino. 


Palavras-chave


Serviço Social. Pós-Graduação. Formação Profissional.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1679-4842.2016v18n2p05

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Serviço Social em Revista

E-ISSN: 1679-4842

E-mail: ssrevista@uel.br