A função social do esporte na construção identitária dos sujeitos

Autores

  • Alice Abi-Eçab Universidade Salvador (UNIFACS)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2017v19n2p45

Palavras-chave:

Função social, Esporte, Educação, Crianças e adolescentes, Identidade

Resumo

Suscitar a discussão e o interesse profissional para a dimensão socioeducativa do esporte como direito constituído no Estatuto da Criança e do Adolescente traz ao exercício da problematização o atual contexto brasileiro, onde o acesso a este direito por crianças e adolescentes, usuários dos serviços públicos, não vem sendo concretizado de maneira universal. Expressivas experiências interdisciplinares pelo Brasil, ainda que dispersas, evidenciam a função social do esporte ao ser instrumentalizado como ferramenta significativa na construção de potencialidades individuais e coletivas no interior do processo de formação identitária de crianças e adolescentes, quando inserido em um modelo de educação integral de saberes e vivências. Não se trata de apreender o direito ao esporte como prática social idealizada, e sim, efetivá-lo por meio de políticas públicas junto a crianças e adolescentes, sujeitos de direitos. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alice Abi-Eçab, Universidade Salvador (UNIFACS)

A autora é mestra e bacharela em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Está se especializando em Gestão Pública pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atua como docente na Laureate International Universities, vinculada ao curso de Serviço Social da Universidade Salvador (UNIFACS). Possui experiência de campo com crianças e adolescentes usuários do projeto socioesportivo Espaço Esportivo e Cultural BM&FBOVESPA, localizado em Paraisópolis, segunda maior favela da cidade de São Paulo; e com crianças e adolescentes usuários do Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte (PRODHE) da Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

17-12-2017

Como Citar

ABI-EÇAB, A. A função social do esporte na construção identitária dos sujeitos. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 45–62, 2017. DOI: 10.5433/1679-4842.2017v19n2p45. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/22633. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos