A centralidade da família nos serviços de atendimento de pacientes com transtornos mentais e dependentes químicos

Autores

  • Daniela Abreu Amaral
  • Claudete Marlene Fries Bressan

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2015v17n2p108

Palavras-chave:

Família. Tratamento, Trabalho com grupos, Atuação profissional

Resumo

O objetivo deste artigo é caracterizar a intervenção profissional do assistente social no trabalho com famílias nos serviços de atendimento à pacientes com transtornos mentais e dependentes químicos.  Trata-se de pesquisa bibliográfica que aborda as contribuições da reforma psiquiátrica na formulação e implementação das políticas sociais públicas voltadas para saúde mental e dependência química e que visa identificar a inserção da família no processo de tratamento, particularizando a atuação do profissional de Serviço Social. A família contemporânea é entendida como uma instituição social formada por pessoas, entre as quais há laços consanguíneos, parentesco, afinidade e dependência. É, também, espaço de proteção e sobrevivência de seus membros. A atuação profissional do assistente social com as famílias na área da saúde mental e dependência química possui ênfase no trabalho com grupos, que visa a troca de experiências entre os cuidadores como uma forma de potencializar e valorizar os cuidados familiares. A desconstrução de conceitos já estabelecidos socialmente relacionados a essa área de intervenção se constitui como um dos desafios para os assistentes sociais que atendem as famílias. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniela Abreu Amaral

Assistente Social graduada pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Especialista em Saúde Mental com ênfase em Dependência Química pela Unochapecó.

Claudete Marlene Fries Bressan

Assistente Social graduada pela Universidade do Contestado (UNC). Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialista em Fundamentos do Serviço Social e Docência no Ensino Superior. Atual coordenadora do curso de Serviço Social da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Downloads

Publicado

25-12-2015

Como Citar

ABREU AMARAL, D.; FRIES BRESSAN, C. M. A centralidade da família nos serviços de atendimento de pacientes com transtornos mentais e dependentes químicos. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 108–124, 2015. DOI: 10.5433/1679-4842.2015v17n2p108. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/21807. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos