O processo de reinserção social do portador de transtorno mental: entraves e problemáticas

Autores

  • Isabelly Regina Paiva da Silva Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna
  • Cristiane do Socorro Loureiro de Lima Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2018v20n2p143

Palavras-chave:

Clínica psiquiátrica, Reinserção social, Portador de transtorno mental.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo identificar os principais entraves encontrados no processo de reinserção social do portador de transtorno mental, internado na clínica psiquiátrica da Fundação Pública Estadual Hospital Clínicas Gaspar Vianna. Realizou-se uma breve contextualização acercada função social do hospital psiquiátrico e a reinserção social do portador de transtorno mental. Para tanto, escolheu-se a pesquisa quanti-qualitativa e a coleta de dados se deu por meio de questionários e pesquisa em prontuários. Os sujeitos da pesquisa foram seis assistentes sociais que atuam na clínica psiquiátrica da FHCGV e uma amostra de 174 prontuários. Foi possível identificar os seguintes entraves: a sobrecarga da família em relação ao cuidado com o familiar adoecido; baixa qualificação dos profissionais de saúde; o desconhecimento da família e da sociedade em relação à doença mental; a desorganização da Rede de Atenção Psicossocial entre outros.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Isabelly Regina Paiva da Silva, Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna

Graduada em Serviço Social (UFPA) Especialista em Saúde Mental (UEPA)

Cristiane do Socorro Loureiro de Lima, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Ciências Sociais (UFRN). Doutorado Sanduiche na Universidade de Coimbra Graduada e Mestre em Serviço Social (UFPA) 

Downloads

Publicado

09-04-2018

Como Citar

PAIVA DA SILVA, I. R.; LOUREIRO DE LIMA, C. do S. O processo de reinserção social do portador de transtorno mental: entraves e problemáticas. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 143‐159, 2018. DOI: 10.5433/1679-4842.2018v20n2p143. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/20779. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos