Os programas de assistência estudantil do ensino supeior no Brasil: a experiência da UTFPR-Dois Vizinhos

Autores

  • Juliana Palavezzini Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Francis Mary Mary Guimarães Nogueira Unioeste – Campus Cascavel

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2014v17n1p05

Palavras-chave:

Estado, Políticas Sociais, Políticas Educacionais, Ensino Superior, Assistência Estudantil, Acesso e Permanência.

Resumo

Este artigo resulta da pesquisa desenvolvida no Mestrado em Educação na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e objetiva analisar a contribuição das políticas de assistência estudantil, como forma de proporcionar condições de acesso, permanência e conclusão de curso, tendo por base a experiência da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Dois Vizinhos. Nas últimas décadas, o governo federal tem apresentado propostas de expansão do ensino superior, bem como políticas de assistência estudantil. O estudo pretende mostrar como se constituiu o Estado Burguês e como a ideologia burguesa influencia as ações do Estado, sustentando as proposições das políticas sociais, particularmente as educacionais. Objetiva-se, ainda, compreender a configuração atual da política de educação superior brasileira, focando nos atuais contornos normativos da assistência estudantil. Para finalizar, busca-se analisar a experiência da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Dois Vizinhos, traçando assim algumas considerações sobre a temática. A partir da pesquisa quantitativa realizada com os dados do Sistema Acadêmico da UTFPR-DV, dos documentos e normativas da instituição (editais, regulamentos, relatórios etc.), observa-se que os principais resultados e conclusões sinalizam que os programas de assistência estudantil têm sido fundamentais para a permanência dos alunos com dificuldades socioeconômicas no ensino superior.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana Palavezzini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Assistente Social do Departamento de Educacao da UTFPR-DV. Possui graduação em Serviço Social pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), concluída em 2007. Especialização em Planejamento Educacional de Docência no Ensino Superior, pela ESAB -(Escola Superior Aberta do Brasil),concluída em 2011. Mestre pela UNIOESTE (Universidade Estadual do Oeste do Parana) concluído em 2014.

Francis Mary Mary Guimarães Nogueira, Unioeste – Campus Cascavel

Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora da Graduação em Pedagogia e do Mestrado em Educação da UNIOESTE – campus de Cascavel. Pesquisa, nos últimos anos, as Missões Educativas da República Bolivariana da Venezuela.

Downloads

Publicado

29-12-2014

Como Citar

PALAVEZZINI, J.; MARY GUIMARÃES NOGUEIRA, F. M. Os programas de assistência estudantil do ensino supeior no Brasil: a experiência da UTFPR-Dois Vizinhos. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 05–26, 2014. DOI: 10.5433/1679-4842.2014v17n1p05. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/20196. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos