Vulnerabilidade social como critério utilizado na política de assistência estudantil: uma análise conceitual e empírica

Autores

  • Junia Zacour del Giúdice Universidade Federal de Viçosa
  • Maria das Dores Saraiva Loreto Universidade Federal de Viçosa
  • Denilson Santos Azevedo Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2014v17n1p27

Palavras-chave:

Vulnerabilidade Social, Assistência Estudantil, Ensino Superior.

Resumo

O critério de vulnerabilidade social é incorporado em diferentes programas, para análise das condições de pobreza e exclusão social. Pelo presente estudo, buscou-se examinar de forma conceitual e empírica, o critério de vulnerabilidade social adotado na assistência estudantil da Universidade Federal de Viçosa/MG, para seleção dos estudantes beneficiados, por meio de pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário. Relacionou-se a vulnerabilidade social à exclusão social e aos riscos e abordou-se a percepção dos estudantes sobre o tema. Conclui-se que a abordagem empírica remete-se à conceitual, estando a vulnerabilidade social concentrada em indicadores econômicos e sociais, representados pela renda, posse de ativos, trabalho, saúde e estrutura familiar.

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Biografia do Autor

Junia Zacour del Giúdice, Universidade Federal de Viçosa

Graduação e mestrado em Economia Doméstica, pela Universidade Federal de Viçosa. 

1987 a 1993 - trabalho na Prefeitura Municipal de Viçosa, na Secretaria de Ação Social.

1993 até a presente data - trabalho na Universidade Federal de Viçosa, na Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários, na área de assistência estudantil.

Maria das Dores Saraiva Loreto, Universidade Federal de Viçosa

Professor Associado do Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa - área - economia familiar. Bacharela e Licenciada em Economia Doméstica, 1973, UFV. Bacharela em Ciências Econômicas, 1996, UFV. M.S. Economia Rural, 1976, UFV; D.S. Economia Rural, 1986, UFV.

Denilson Santos Azevedo, Universidade Federal de Viçosa

Professor Adjunto IV do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa. Bacharel em História e Licenciatura Plena em História, 1985, UFRJ; Especialização em Metodologia do Ensino Superior, 1987, UFF; M.S. História da Educação, 1993, UFF; D.S. Educação, 2005, USP.

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Publicado

29-12-2014

Como Citar

DEL GIÚDICE, J. Z.; LORETO, M. das D. S.; AZEVEDO, D. S. Vulnerabilidade social como critério utilizado na política de assistência estudantil: uma análise conceitual e empírica. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 27–45, 2014. DOI: 10.5433/1679-4842.2014v17n1p27. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/20068. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos