Uma reflexão sobre a emancipação humana pelo mundo do trabalho numa nova sociabilidade

Autores

  • Angela Maria Moura Costa Prates Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2014v16n2p186

Palavras-chave:

Emancipação Humana, Trabalho, Nova Sociabilidade

Resumo

O trabalho é a categoria fundante do ser social, no seu processo de humanização na relação com a natureza. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo discutir a emancipação humana e o mundo do trabalho na perspectiva da construção de uma nova sociabilidade. Em meio à correntes que defendem o fim da centralidade do trabalho, pensá-lo como imanente ao ser social no processo de preparação do solo para a revolução rumo a uma nova sociabilidade é instigante e desafiador. Conclui-se que a emancipação humana, onde a liberdade reina plena somente é possível numa outra sociabilidade, e o sujeito por excelência para alimentar o processo revolucionário para a construção dessa nova sociedade é a classe trabalhadora.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Angela Maria Moura Costa Prates, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Formada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO); Especialista em Formação de Professores para a Docência no Ensino Superior também pela Unicentro; Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Doutoranda em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente Coordenadora do Curso de Serviço Social e da Especialização em Seguridade Social da Faculdade Guairacá em Guarapuava - PR.

Downloads

Publicado

30-06-2014

Como Citar

PRATES, A. M. M. C. Uma reflexão sobre a emancipação humana pelo mundo do trabalho numa nova sociabilidade. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 186–203, 2014. DOI: 10.5433/1679-4842.2014v16n2p186. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/18428. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos