Política Social, Estado e Sociedade: Reflexões sobre a Política de Saúde Mental

Autores

  • Sofia Laurentino Universidade Federal do Piauí
  • simone de jesus guimarães Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2014v16n2p80

Palavras-chave:

Política Social, Saúde Mental, Estado e Sociedade

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar um debate histórico, teórico e crítico sobre a Saúde Mental, enquanto política social, resultante da relação dialética entre Estado e sociedade civil. A metodologia adotada é de caráter qualitativo, consistindo em revisão bibliográfica e reflexiva, através da qual se procura avaliar posições de diversos autores sobre o tema. Far-se-á uma discussão da construção histórica da política de Saúde Mental no Brasil, ressaltando a presença de diversos movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental, o Movimento de Reforma Sanitária, o Movimento de Reforma Psiquiátrica e o Movimento de Luta Antimanicomial. Assim, verifica-se que a sociedade tem grande capacidade de lutar por políticas sociais efetivas, de forma a amenizar as consequências destrutivas do capitalismo. Conclui-se que, apesar da política social não ser capaz de superar a ordem social vigente, ela inclui mudanças significativas no reconhecimento e garantia de direitos à população destituída da riqueza e poder na sociedade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sofia Laurentino, Universidade Federal do Piauí

Mestranda em políticas públicas pela UFPI. Especialista em projetos sociais. Assistente social.

simone de jesus guimarães, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Serviço Social. Professora do Programas e Pós Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí e do Departamento de Serviço Social da mesma instituição.

Downloads

Publicado

30-06-2014

Como Citar

LAURENTINO, S.; GUIMARÃES, simone de jesus. Política Social, Estado e Sociedade: Reflexões sobre a Política de Saúde Mental. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 80–96, 2014. DOI: 10.5433/1679-4842.2014v16n2p80. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/18346. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos