A dimensão ética da sistematização do exercício profissional

Autores

  • Isabela Sarmet de Azevedo Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2014v16n2p166

Palavras-chave:

sistematização, ética, exercício profissional

Resumo

Este artigo tem como foco a sistematização do exercício profissional do assistente social. Os objetivos do estudo foram analisar a unidade entre teoria e prática e a dimensão ética do exercício profissional; discutir a importância da sistematização do exercício profissional para todos os campos de atuação profissional; e articular sistematização do exercício profissional, com as condições de trabalho e as demandas de usuários das políticas sociais. Compreendeu uma revisão de literatura sobre o tema da sistematização no Serviço Social, onde se identificou que o conjunto de conhecimentos específicos que circundam “fazer profissional” e que poderiam qualificar as ações dos assistentes sociais não tem sido abordado com profundidade. A proposta de análise é criar procedimentos de sistematização que permitam realizá-la em consonância com o Código de Ética Profissional e Lei de Regulamentação da Profissão (Lei nº 8.662/93). Quanto às dificuldades apontadas pelos autores para a prática da sistematização destacam-se o fator tempo, as condições de trabalho desfavoráveis e as limitações postas pela própria formação profissional. Mesmo considerando todos os avanços, a sistematização do exercício profissional no Serviço Social ainda é escassa, desarticulada e pouco expressiva.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Isabela Sarmet de Azevedo, Universidade Federal Fluminense

Doutora pela Pontifícia Universidade Católica. Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social de Campos dos Goytacazes, RJ.

Downloads

Publicado

30-06-2014

Como Citar

DE AZEVEDO, I. S. A dimensão ética da sistematização do exercício profissional. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 166–185, 2014. DOI: 10.5433/1679-4842.2014v16n2p166. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/17956. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos