A contribuição do Serviço Social na garantia da permanência dos estudantes: um estudo a partir das escolas públicas estaduais do Município de Rolândia/PR

Jaqueline Natália de Almeida, claudia neves da silva

Resumo


A escola é um espaço social caracterizado pela presença de situações provocadas pelas condições materiais de existência dos estudantes, as quais se reproduzem e se conflituam no cotidiano acadêmico. Neste artigo, nos propomos investigar como o Serviço Social poderá contribuir para a permanência dos estudantes na escola. Para concretização da pesquisa, foram entrevistados três diretores e uma diretora auxiliar de todas as escolas públicas estaduais do Município de Rolândia/PR. Para superação da evasão escolar, seja em municípios de pequeno, médio ou grande porte, a educação não pode ser efetivada isoladamente das demais políticas sociais, ao contrário, deve ser implementada de forma articulada com a saúde, a habitação, a assistência social. E o Serviço Social, por meio de sua atuação profissional, poderá contribuir para a efetivação do direito à educação.


Palavras-chave


Serviço Social; Educação; Evasão Escolar; Permanência

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1679-4842.2014v17n1p46



Serviço Social em Revista

E-ISSN: 1679-4842

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