Busca autônoma por educação permanente e consolidação da identidade profissional crítica

Autores

  • Nilsen Aparecida Vieira Marcondes Prefeitura Municipal de São José dos Campos/SP e Universidade de Taubaté/SP - UNITAU
  • Elisa Maria Andrade Brisola
  • Edna Maria Querido de Oliveira Chamon

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2015v17n2p187

Palavras-chave:

Educação Permanente. Identidade Profissional. Serviço Social.

Resumo

Refletir acerca da educação permanente como possibilitadora de aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional e da consolidação da identidade profissional crítica do assistente social, emerge como necessidade no atual contexto histórico, no qual o dinamismo societário caminha apressadamente.  Por meio de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se da história oral, através de entrevista semiestruturada, alcançou-se conhecimento sobre as formas utilizadas pelos profissionais de Serviço Social na busca autônoma por educação permanente. Os resultados do estudo apontam que a totalidade dos entrevistados é unânime em afirmar que a qualificação continuada é de suma importância para a consolidação da identidade profissional crítica, potencialização das competências e das atribuições privativas dos assistentes sociais, contribuindo, assim, para a efetivação do Projeto Ético-Político da profissão, além de portar a tendência de se repercutir positivamente no alcance da qualidade dos serviços prestados.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nilsen Aparecida Vieira Marcondes, Prefeitura Municipal de São José dos Campos/SP e Universidade de Taubaté/SP - UNITAU

Assistente Social da Prefeitura Municipal de São José dos Campos/SP. Mestre em Desenvolvimento Humano – Formação, Políticas e Práticas Sociais pela Universidade de Taubaté/SP.

Elisa Maria Andrade Brisola

Assistente Social, Doutora em Serviço Social pela PUC-SP. Atua como Docente do Programa Acadêmico e Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais da Universidade de Taubaté/SP

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté. End.: Rua Visconde do Rio Branco, 210 Centro Taubaté, SP. CEP: 12020-040.

Downloads

Publicado

25-12-2015

Como Citar

MARCONDES, N. A. V.; BRISOLA, E. M. A.; CHAMON, E. M. Q. de O. Busca autônoma por educação permanente e consolidação da identidade profissional crítica. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 187–208, 2015. DOI: 10.5433/1679-4842.2015v17n2p187. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/16728. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos