“Sem lugar no mundo”: a circulação dos itinerantes no interior paulista

Autores

  • Luciano Márcio Freitas Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Ângelo Martins Júnior Goldsmithis College – University of London.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2013v16n1p193

Palavras-chave:

Política Pública, Assistência Social, Interior Paulista, Itinerantes, Morador de rua.

Resumo

O objetivo do texto é analisar os discursos e práticas produzidos e voltados aos moradores de rua nas últimas três décadas e o impacto de tais práticas no que tange a mobilidade desses sujeitos nas cidades médias paulista. Partimos da ideia que durante as décadas de oitenta e noventa, a relação “migração, desemprego e a situação de rua” caracterizou as pesquisas e políticas públicas, especificamente a política de Assistência Social em relação ao atendimento ao morador de rua. Tal relação destacada norteou práticas e discursos sobre a presença das pessoas vivendo nas ruas das cidades médias do interior paulista, originando uma rede socioassistencial de circulação de pessoas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciano Márcio Freitas Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Ciências Sociais (Unesp -Universidade Estadual Paulista), Mestre em Sociologia (UFSCar –Universidade Federal de São Carlos). Doutorando em Serviço Social e Políticas Sociais (UEL – Universidade Estadual de Londrina). Coordenou a política de atendimento à população em situação de rua nos municípios de Araraquara e São Carlos. Dirigiu a Proteção Social Especial na Prefeitura de Ourinhos.

Ângelo Martins Júnior, Goldsmithis College – University of London.

Graduado em Ciências Sociais e Mestre em Sociologia (UFSCar – Universidade Federal de São Carlos), vinculado ao laboratório de Estudos sobre o Trabalho, Profissões e Mobilidades (LEST/UFSCar). Atualmente é Doutorando em Sociologia no Goldsmithis College – University of London.

Downloads

Publicado

29-12-2013

Como Citar

OLIVEIRA, L. M. F.; JÚNIOR, Ângelo M. “Sem lugar no mundo”: a circulação dos itinerantes no interior paulista. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 193–210, 2013. DOI: 10.5433/1679-4842.2013v16n1p193. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/16195. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos