A Vigilância Social na Política de Assistência Social: uma aproximação conceitual

Autores

  • Maria Luiza Amaral Rizzotti Universidade Estadual de Londrina
  • Thaís Gaspar Mendes da Silva Faculdade de Presidente Prudente - FAPEPE

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2013v15n2p130

Palavras-chave:

vigilância social, vulnerabilidade social, risco social e território

Resumo

O presente artigo tem como objetivo realizar uma inicial aproximação com o conceito de Vigilância Social, em função de sua inserção, de forma central, na Política de Assistência Social em vigor. O estudo aborda também os conceitos de Vulnerabilidade Social, Risco Social e Território por estarem postos na circunscrição do conceito de vigilância social apontado no texto normativo. O caminho reflexivo seguiu a lógica de apresentar, primeiramente, uma discussão teórica do conceito de vigilância, recorrendo à definição de vigilância no campo da saúde pública. Proporciona uma discussão do posto nas orientações oficiais sob a égide de elemento orientador para a operação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o diálogo com autores que discutem esses conceitos - Vulnerabilidade Social, Risco Social e Território - relacionados à Política de Assistência Social. As conclusões apontam no sentido de aprofundamento do tema como elemento impulsionador a promover a necessária articulação entre a leitura socioterritorial e as funções protetivas previstas na operação da política em tela.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Luiza Amaral Rizzotti, Universidade Estadual de Londrina

Profa. Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente da Universidade Estadual de Londrina - UEL - em nível de graduação e pós graduação

Thaís Gaspar Mendes da Silva, Faculdade de Presidente Prudente - FAPEPE

Assistente Social, Mestre em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Atualmente docente da Faculdade de Presidente Prudente - FAPEPE.

Downloads

Publicado

30-07-2013

Como Citar

RIZZOTTI, M. L. A.; SILVA, T. G. M. da. A Vigilância Social na Política de Assistência Social: uma aproximação conceitual. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 130–151, 2013. DOI: 10.5433/1679-4842.2013v15n2p130. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/13562. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos