Mecanismos de avaliação institucional do atendimento socioeducativo

Autores

  • Dione Lolis UEL
  • Sandra da Cruz Perdigão Domiciano UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2011v14n1p23

Palavras-chave:

Avaliação, instrumento de avaliação, socioeducação, SINASE

Resumo

Este artigo apresenta a experiência desenvolvida na disciplina: “Vivência, Observação no CENSE e Síntese”, através do Curso de Especialização em Gestão de Centros de Socioeducação realizado em 2009/2010, na Universidade Estadual de Londrina ? UEL, como parte do programa estadual de capacitação dos servidores na área e operadores do Sistema de Garantia de Direitos da criança e do adolescente. Tem como escopo primordial compartilhar com os leitores algumas reflexões teóricas e empíricas acerca do processo de avaliação de unidades/programas de socioeducação, construídas a partir de vivências pessoais e profissionais. Apresenta como resultado desse processo de síntese, uma proposta de instrumento de avaliação institucional do atendimento socioeducativo para as unidades de meio aberto e meio fechado, construída a partir das categorias e indicadores de qualidade propostos no sistema de monitoramento e avaliação do SINASE.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dione Lolis, UEL

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (1985), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Campus de Araraquara) (2008). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Serviço Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (1985), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Campus de Araraquara) (2008). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Política Social, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos sociais e cidadania, Serviço Social e sistema sócio-jurídico, enfrentamento à pobreza, criminalidade e violência, infância e juventude.
Social, com ênfase em Política Social, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos sociais e cidadania, Serviço Social e sistema sócio-jurídico, enfrentamento à pobreza, criminalidade e violência, infância e juventude.

Sandra da Cruz Perdigão Domiciano, UEL

Assistente Social, Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paul PUC/SP.

Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina. UEL/PR.

Downloads

Publicado

15-07-2011

Como Citar

LOLIS, D.; DOMICIANO, S. da C. P. Mecanismos de avaliação institucional do atendimento socioeducativo. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 23–47, 2011. DOI: 10.5433/1679-4842.2011v14n1p23. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/11254. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos