O perfil dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa de prestação de serviços à comunidade em Maringá - PR

Autores

  • José Lopes Silva Prefeitura de Maringá
  • Mabel Mascarenhas Torres Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-4842.2011v14n1p198

Palavras-chave:

Serviço Social. Adolescente. Ato Infracional. Medidas Sócio Educativas. Prestação de Serviços à Comunidade

Resumo

Este artigo resulta da pesquisa sobre adolescentes em conflito com a lei e o cumprimento da medida sócio educativa de Prestação de Serviços a Comunidade no município de Maringá – PR. Trata-se de uma pesquisa documental qualitativa, cujo objetivo foi o de construir uma breve reflexão sobre a a infância e juventude para compreensão do envolvimento do adolescente em atos infracionais. A pesquisa foi realizada no Centro de Referência Sócio Educativo - CRSE, órgão executor das medidas sócio educativas de Prestação de Serviços a Comunidade e Liberdade Assistida, no município de Maringá- PR. A pesquisa ocorreu em duas etapas: a revisão de literatura sobre os temas criança e adolescente e adolescente em conflito com a lei. A segunda ocorreu por meio da consulta ao banco de dados do CRSE; do registro dos prontuários dos adolescentes que cumprem a referida medida, bem como os instrumentos utilizados pelos profissionais do CRSE nos atendimentos realizados. A pesquisa foi desenvolvida no período de julho a novembro de 2010. Foi possível identificar o perfil do adolescente em cumprimento de medida sócio educativa de PSC no CRSE. Esta identificação nos deu a dimensão da situação econômica e social do adolescente e família atendidos pela equipe do programa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Lopes Silva, Prefeitura de Maringá

Assistente social, especialista em gestão de Centros de Socioeducação.

Mabel Mascarenhas Torres, Universidade Estadual de Londrina

Assistente social, doutora em Serviço Social, professora da UEL. Coordenadora do grupo de pesquisa As expressões do exercício profissional desenvolvido pelos assistentes sociais.

Downloads

Publicado

15-07-2011

Como Citar

SILVA, J. L.; TORRES, M. M. O perfil dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa de prestação de serviços à comunidade em Maringá - PR. Serviço Social em Revista, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 198–221, 2011. DOI: 10.5433/1679-4842.2011v14n1p198. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/view/10852. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos