v. 13 n. 2 (2010): Volume Atemático

					Visualizar v. 13 n. 2 (2010): Volume Atemático
Publicado: 2010-12-02
  • Apresentação

    Vanderci Andrade Aguilera
    9-11
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p9

Artigos

  • A necessária integração da língua e da cultura no ensino da língua estrangeira

    Klondy Lúcia de Oliveira Agra, Odete Burgeile
    15-29
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p15
  • A transitividade em reportagens sobre o voo AF 447

    Michelle de Abreu Aio
    31-42
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p31
  • Oralidade e improviso em Marcelino Freire: ritmo, voz e subjetividade na leitura de Totonha

    Geruza Zelnys de Almeida
    43-58
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p43
  • Os laços entre a literatura infantil e a competência leitora na narrativa da revista nova escola

    Lígia Beatriz Carvalho Almeida, Marcele Tonelli, Pedro Berti
    59-79
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p59
  • Algumas contribuições da teoria da estrutura retórica do texto para o ensino de leitura e compreensão de textos na escola

    Juliano Desiderato Antonio
    81-100
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p81
  • Introduções de artigos de pesquisa de marketing escritos em japonês

    Rodrigo Moura Lima de Aragão
    101-112
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p101
  • Ocorrências lexicais para redemoinho no falar paulista: um estudo dialetológico

    Maranúbia Pereira Barbosa-Doiron
    113-130
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p113
  • Manuscritos do século XVIII e produções textuais do século XXI: pontos de encontro

    Joyce Elaine de Almeida Baronas, Vanessa Lini
    131-145
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p131
  • Referenciação anafórica: um mecanismo de textualização mobilizado nas práticas de leitura e de produção discursiva

    Eliana Merlin Deganutti de Barros, Elvira Lopes Nascimento
    147-171
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p147
  • A hemeroteca como estratégia de leitura e escrita

    Adriana Nascimento Bodolay
    173-192
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p173
  • Análise de gêneros multimodais com foco em tiras em quadrinho

    Nathalia Rodrigues Catto, Graciela Rabuske Hendges
    193-217
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p193
  • Leitura e Discurso

    Célia Bassuma Fernandes
    219-236
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p219
  • Inserções parentéticas em aulas para o ensino médio e superior

    Paulo de Tarso Galembeck
    237-252
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p237
  • A leitura do gênero discursivo memórias literárias a partir de um olhar bakhtiniano

    Sueli Gedoz, Terezinha da Conceição Costa-Hübes
    253-273
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p253
  • Qual a cartilha do professor? Algumas contribuições do paradigma qualitativo e da análise crítica do discurso para a formação continuada

    Silvia Adelia Henrique Guimarães
    275-294
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p275
  • A importância da intertextualidade e da informatividade na formação dos leitores: a aquisição dos sentidos no veículo “jornal” em três gêneros distintos – a crônica, a notícia e a charge

    Hilma Ribeiro Mendonça
    295-314
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p295
  • O conceito de leitura nos documentos oficiais

    Renilson José Menegassi, Angela Francine Fuza
    315-336
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p315
  • O uso da primeira pessoa do plural na fala de Londrina

    Fidel Pascua Vílchez
    337-351
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p337
  • Gramaticalização: revisão conceital e análise de exemplos

    Pedro Perini- Santos
    352-373
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p352
  • ATLAS LINGUÍSTICO DO BRASIL: A PALATAL /?/ NOS ESTADOS

    Abdelhak Razky, Maria Eneida Pires Fernandes
    375-393
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p375
  • A tradição de ensino de gramática no livro didático de português

    Maria Fátima Santos
    395-416
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p395
  • A colônia do Rio Uvá: várias histórias em uma só

    Sidney de Souza Silva, Heloísa Augusta Brito de Mello
    417-452
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p417
  • O processo de leitura realizado pela fórmula “estudo do texto” no livro didático de língua portuguesa

    Marilúcia dos Santos Domingos Striquer
    453-470
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p453
  • Perspectiva discursiva da leitura e o professor em processo de qualificação

    Maria Cleci Venturini
    471-488
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p471

Expediente

  • Signum: Estudos da Linguagem, Londrina, v.13, n.2, dez. 2010

    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p