Gênero textual como objeto de ensino: uma proposta de didatização de gêneros do argumentar

Autores

  • Terezinha Barroso Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n2p135

Palavras-chave:

Gênero textual, sociointeracionismo discursivo, argumentação

Resumo

Com base no interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART: 1999; 2003), as condutas humanas são mediadas e organizadas pela linguagem. Nessa perspectiva, a linguagem é uma forma de ação, que se realiza no discurso socialmente situado e partilhado, por meio dos gêneros textuais. Tendo como suporte teórico a noção de gênero (BAKHTIN, 2003), reinterpretada pelo viés teórico-metodológico de Bronckart (1999) e Dolz & Schneuwly (2004), que situam o gênero textual como objeto de ensino, o presente artigo apresenta uma discussão sobre as capacidades de linguagem envolvidas na produção textual em práticas de leitura, escrita e oralidade, e propõe um modelo de didatização para o desenvolvimento dessas capacidades, com foco em gêneros do argumentar.

 

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Biografia do Autor

Terezinha Barroso, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora aposentada do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF. Professora Pesquisadora do Curso de Pedagogia (UAB) e do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Faculdade de Educação/UFJF e Professora do Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa da Faculdade de Letras/UFJF.

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Publicado

2011-12-20

Como Citar

BARROSO, T. Gênero textual como objeto de ensino: uma proposta de didatização de gêneros do argumentar. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 135–156, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2011v14n2p135. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/9409. Acesso em: 18 abr. 2024.