Terapia fonoaudiológica mediada pela noção de gêneros do discurso: (res)significando histórias de ler e de escrever

Autores

  • Rita Fernandes Signor

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n2p333

Palavras-chave:

Leitura e escrita, Terapia fonoaudiológica, Gênero peça de teatro.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar parte de uma pesquisa em que analisamos a contribuição da teoria de gêneros do discurso de Bakhtin (2003) para o desenvolvimento de competências em leitura e escrita. Para tanto, elaboramos uma abordagem terapêutica e a aplicamos em uma situação de terapia em grupo. Neste trabalho apresentamos parte da interlocução com um dos sujeitos do grupo, em processo de escrita em um dos gêneros selecionados para o processo terapêutico: o gênero peça de teatro.

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Biografia do Autor

Rita Fernandes Signor

Fonoaudióloga do Hospital Infantil Joana de Gusmão; doutoranda em Linguística pela UFSC; professora voluntária do departamento de Fonoaudiologia da UFSC.

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Publicado

2011-12-20

Como Citar

SIGNOR, R. F. Terapia fonoaudiológica mediada pela noção de gêneros do discurso: (res)significando histórias de ler e de escrever. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 333–354, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2011v14n2p333. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/9286. Acesso em: 19 abr. 2024.