Vozes da escola: um olhar sobre projeções verbais e mentais em narrativas de professores em formação inicial

Autores

  • Carla Lynn Reichmann Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n2p19

Palavras-chave:

formação docente, ensino-aprendizagem de LE, projeções.

Resumo

Situado no campo da Linguística Aplicada, este trabalho objetiva lançar um olhar sobre relatos reflexivos desencadeados por fotobiografias escolares realizadas para uma disciplina de estágio supervisionado em uma licenciatura em Letras Estrangeiras, em uma universidade pública no nordeste brasileiro. Neste estudo problematizando a formação inicial, focalizando histórias de vida e narrativas de formação (CONNELLY e CLANDININ, 1999; JOSSO, 2004; PASSEGGI e COSTA, 2008; BURTON et al, 2009) como prática de letramento (BARTON et al, 2000; KLEIMAN, 2007), analiso as projeções mentais e verbais (HALLIDAY, 1994) constituídas em narrativas de futuros professores, isto é, serão investigadas as representações relativas ao dizer e pensar/sentir inscritas nos textos dos participantes. Em suma, serão discutidas as vozes da escola que emergem nos relatos e que ecoam na sala de aula no âmbito do ensino superior.

Palavras-chave:

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carla Lynn Reichmann, Universidade Federal da Paraíba

Carla Reichmann atua no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e na Pós-Graduação em Linguistica da UFPB, focalizando letramento e formação docente.

Downloads

Publicado

2011-12-20

Como Citar

REICHMANN, C. L. Vozes da escola: um olhar sobre projeções verbais e mentais em narrativas de professores em formação inicial. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 19–44, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2011v14n2p19. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8898. Acesso em: 20 abr. 2024.