(Re)pensando a citação em textos acadêmico-científicos

Autores

  • José Cezinaldo Rocha Bessa Prof. Assistente II do Departamento de Letras, do Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia”, da universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, RN.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n2p421

Palavras-chave:

citação, texto acadêmico, dimensão dialógica.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir sobre a citação no texto acadêmico-científico. Argumentamos em favor da necessidade de se reivindicar o citar em sua dimensão dialógica, partindo do pressuposto de que o olhar concebido pelos manuais de metodologia científica não dá conta da complexidade que recobre o citar no texto acadêmico-científico. Apoiando-nos em pressupostos teóricos do dialogismo bakhtiniano e em estudos de Maingueneau (1996, 2002), Charaudeau; Maingueneau (2004), Boch; Grossmann (2002), entre outros, e retomando algumas discussões de autores de manuais de metodologia científica, apresentamos um texto que se tece em torno de três questões básicas: o que seja o citar, o para que e o como citar. Examinando recortes de textos de pesquisadores iniciantes na produção de textos acadêmico-científicos, procuramos mostrar que o citar e o ensino do citar não podem se limitar à compreensão de um conjunto de procedimentos técnicos e/ou formais, por entendermos que, quando se cita, entram em cena também aspectos de natureza enunciativa, como aqueles relativos ao posicionamento do enunciador frente ao dito por outrem.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Cezinaldo Rocha Bessa, Prof. Assistente II do Departamento de Letras, do Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia”, da universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, RN.

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2005) e mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007). Professor da área de Linguística do Departamento de Letras, do Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia”, da universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Líder do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino do Texto (GPET). Vice-Líder dos Cursos de Especialização em Letras do Departamento de Letras/Campus de Pau dos Ferros. Desenvolve coordenação de projetos de pesquisa PIBIC CNPq/UERN e FAPERN/UERN e orienta trabalhos de iniciação científica e monografias de graduação e de especialização na área de Letras, com foco nos estudos do texto e do discurso. Possui livros organizados e textos publicados em periódicos (revistas Veredas, Revel, Intersecções, Língua & Literatura, Travessias, Saberes Letras), em livros e em eventos locais, nacionais e internacionais. É sócio efetivo da ABRALIN e da ALAB. Atualmente tem encabeçado projeto de implementação da revista Diálogos das Letras pelo GPET.

Downloads

Publicado

2011-12-20

Como Citar

BESSA, J. C. R. (Re)pensando a citação em textos acadêmico-científicos. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 421–439, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2011v14n2p421. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8832. Acesso em: 19 abr. 2024.