O papel da observação de aulas durante o estágio supervisionado de inglês

Autores

  • Terezinha Marcondes Diniz Biazi Universidade Estadual do Centro-Oeste- Unicentro
  • Telma Gimenez Universidade Estadual de Londrina- UEL
  • Lidia Stutz Universidade Estadual do Centro-Oeste- Unicentro

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p57

Palavras-chave:

Observação de sala de aula, Estágio supervisionado de inglês, Formação de professores

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o papel da observação de aulas durante o estágio supervisionado de língua inglesa, por meio da comparação de duas situações em que esta se realizou. Buscamos, primeiramente, resgatar a experiência de observação de aulas de alguns professores que foram estagiários no final dos anos 80 e início dos 90 e, posteriormente, investigar seus entendimentos em relação ao fato de serem observados, na condição atual de professores-regentes. Fundamentamo-nos nos modelos de formação de professores discutidos por Wallace (1991), Shön (1987) e Zeichner (2008). Constatamos que a observação de aulas no estágio permanece tradicionalmente da mesma forma desde a graduação dos pesquisados, ou seja, ainda consiste, em grande parte, de avaliações metodológicas da prática do professor, seguindo os preceitos do modelo de aplicação das ciências ou “racionalidade técnica”.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Terezinha Marcondes Diniz Biazi, Universidade Estadual do Centro-Oeste- Unicentro

 Professora Assistente do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste de Guarapuava(UNICENTRO).Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Formação de Professores em L.E. , Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira e Gêneros Textuais no Ensino de LE.

Telma Gimenez, Universidade Estadual de Londrina- UEL

Doutorado em Linguistics and Modern English Language pela Lancaster University, Grã-Bretanha(1994). Professor Associado da Universidade Estadual de Londrina , Brasil.

Lidia Stutz, Universidade Estadual do Centro-Oeste- Unicentro

Mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil(2005). Professora assistente B do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste , Brasil.

Downloads

Publicado

2011-06-15

Como Citar

DINIZ BIAZI, T. M.; GIMENEZ, T.; STUTZ, L. O papel da observação de aulas durante o estágio supervisionado de inglês. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 57–78, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2011v14n1p57. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8644. Acesso em: 17 abr. 2024.