A construção de uma sequência didática na formação docente inicial de língua inglesa

Autores

  • Lidia Stutz
  • Vera Lúcia Lopes Cristovão Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p569

Palavras-chave:

Formação inicial de professores em língua inglesa, Sequência didática, Organização externa e interna

Resumo

Este artigo apresenta uma análise de uma sequência didática (SD) elaborada por duas alunas-professoras de língua inglesa (APLIs) quando em estágio supervisionado em uma universidade pública do interior do Paraná. A SD é destinada a alunos da terceira série do Ensino Média público com base no gênero sitcom Friends. Procuramos investigar as configurações da SD sob o prisma da organização externa (capacidades de linguagem) e da organização interna (coerência dos objetivos propostos). Quanto à organização externa, há uma superposição de tarefas de capacidades de ação e de capacidades linguístico-discursivas. Quanto à organização interna, observa-se uma concretização parcial dos objetivos. Os resultados sinalizam a necessidade de reflexões das APLIs para sucessivas transformações da SD.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lidia Stutz

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem - UEL. Professora assistente do Departamento de Letras/ Unicentro.

Professora do Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem - UEL.


Vera Lúcia Lopes Cristovão, Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR.

Possui doutorado (2002) e pós-doutorado (2008) em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) da PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2011-06-15

Como Citar

STUTZ, L.; CRISTOVÃO, V. L. L. A construção de uma sequência didática na formação docente inicial de língua inglesa. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 569–589, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2011v14n1p569. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8578. Acesso em: 18 abr. 2024.