A formação do professor de inglês com base na elaboração, implementação e avaliação de projetos de ensino-aprendizagem

Autores

  • Ricardo Luiz Teixeira de Almeida Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p17

Palavras-chave:

Inglês como Língua Estrangeira, Formação de Professores, Projetos de Ensino-Aprendizagem.

Resumo

A partir da análise da relevância política e social dos discursos em língua inglesa na contemporaneidade, o presente artigo se propõe a discutir uma prática de formação do professor de inglês voltada para a construção de sua autonomia intelectual e profissional. A história do ensino de inglês como língua estrangeira nas escolas brasileiras revela, além do fracasso da abordagem integrativa estruturalista, herdada dos chamados cursos livres, uma concepção de formação como mero treinamento. Como alternativa a tal concepção, propõe-se uma formação baseada na elaboração, implementação e avaliação crítica de projetos de ensino-aprendizagem em contextos escolares. Com isso, espera-se que seja possível formar professores capazes de refletir sobre o contexto em que ensinam, gerando, assim, práticas mais adequadas aos interesses e necessidades de seus alunos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ricardo Luiz Teixeira de Almeida, Universidade Federal Fluminense

Ricardo Luiz Teixeira de Almeida é Doutor em Letras pela Universidade Federal Fluminense (com estágio na Universidade de Birmingham como bolsista PDEE) e Mestre pelo Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense, trabalhando desde 2002 na área de formação de professores de português e inglês.

Downloads

Publicado

2011-06-15

Como Citar

ALMEIDA, R. L. T. de. A formação do professor de inglês com base na elaboração, implementação e avaliação de projetos de ensino-aprendizagem. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 17–35, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2011v14n1p17. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8462. Acesso em: 19 abr. 2024.