“Onde está a minha contribuição aqui?” Identidade e representações de uma professora de inglês

Autores

  • Maria Inêz Probst Lucena Universidade Federal de Santa Catarina
  • Angeles Clemente Universidad Autonoma Benito Juarez de Oaxaca, Mexico

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n1p321

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino de linguas, Estágio curricular

Resumo

Esse artigo busca discutir as percepções de uma professora de Inglês acerca do estágio curricular no contexto da Educação Básica. Guiado pela prática de auto-reflexão e reflexão conjunta, este estudo foca no lado conflituoso das práticas interpessoais entre professora da casa (escola) e estagiários. Os dados gerados fazem parte de um projeto etnográfico amplo sobre as culturas de aprendizagens na formação de professores de inglês na UFSC. A análise é feita à luz das representações da professora acerca do ensino de Inglês e de suas experiências com alguns estagiários. A partir dessa análise, apresentamos um resumo dos resultados e uma conexão com assuntos essenciais no campo da formação de professores de línguas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Inêz Probst Lucena, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora pela UFRGS. Professora do Colégio de Aplicação - CED e da Pós-graduação em Linguística na UFSC.

Angeles Clemente, Universidad Autonoma Benito Juarez de Oaxaca, Mexico

Doutora pela University of London e professora pesquisadora da Faculdad de Idiomas, grupo de pesquisa Linguistica Aplicada Critica na Universidad Autonoma Benito Juarez de Oaxaca, Mexico.

Downloads

Publicado

2011-06-15

Como Citar

LUCENA, M. I. P.; CLEMENTE, A. “Onde está a minha contribuição aqui?” Identidade e representações de uma professora de inglês. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 321–344, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2011v14n1p321. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8433. Acesso em: 19 abr. 2024.